A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), executou uma operação de segurança pública que garantiu a ordem e a tranquilidade dos participantes na tradicional 30ª Festa do Leite e da Cachaça, realizada em Combinado-TO, entre os dias 8 e 13 de outubro. O evento registrou público recorde de quase 13 mil participantes.
Durante os seis dias de festividades, a PM realizou abordagens a quase 150 carros e motocicletas, além de diversas pessoas, sem constatação de delitos graves. Para reforçar a segurança e a fiscalização do trânsito, foram executadas blitz diárias nas vias de acesso e saída do município, ampliando a sensação de segurança para a comunidade local e visitantes.
O policiamento foi intensificado com o emprego de policiais militares em horários extraordinários, por meio da Ajuda de Custo Operacional (ACO). Essa complementação financeira foi viabilizada tanto pela Prefeitura Municipal de Combinado quanto pela própria Polícia Militar do Tocantins, assegurando o reforço do efetivo e a presença constante de viaturas sem prejuízo do patrulhamento rotineiro das demais cidades atendidas pelo Batalhão
A programação diversificada incluiu apresentações de artistas como a dupla Di Paullo & Paulino, Anjo Azul, Marcelo & Rayane, entre outros. O evento contou ainda com momentos de fé, como a tradicional Missa da Padroeira (dia 12) e a Missa do Vaqueiro (dia 13), que reforçaram as tradições culturais da região.
Comprometimento e resultados positivos:
Para o prefeito de Combinado, Dione Mendes o sucesso da festa é resultado do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Combinado e a Polícia Militar. “O sucesso da festa está diretamente ligado ao trabalho conjunto e ao nosso compromisso com a segurança. Quando trabalhamos juntos, quem ganha é o cidadão, que pode se divertir com tranquilidade”, ressaltou.
A segurança reforçada foi percebida e elogiada pelos participantes e comerciantes. Para a moradora Ana Paula Costa, a sensação de tranquilidade foi marcante: “Trouxe meus filhos todos os dias e me senti segura do começo ao fim. A presença da PM foi constante e isso fez toda a diferença para o nosso lazer.” Já o comerciante local José Ribamar Pereira ressaltou o impacto positivo no comércio: “A presença da polícia deu confiança para todos, e pudemos trabalhar tranquilamente. A cidade ficou cheia, e o comércio só tem a agradecer”, comemorou o comerciante.