A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) e do Grupo de Operações com Cães (GOC), segue avançando na consolidação de parcerias voltadas à inclusão social e ao atendimento humanizado. Na última quarta-feira, 21, o comando do BPCHOQUE e integrantes do GOC receberam representantes do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), em Palmas, para diálogo institucional e fortalecimento da parceria com foco na futura implementação do projeto de cinoterapia.
O encontro é resultado da visita técnica realizada anteriormente pela PMTO ao CETEA, ocasião em que foram avaliadas as condições da unidade e as possibilidades de desenvolvimento de atividades de Terapia Assistida por Animais (TAA), respeitando rigorosamente os protocolos de segurança, o bem-estar animal e as particularidades das crianças atendidas.
Durante a reunião, foram discutidos aspectos técnicos e operacionais do projeto, que tem como objetivo utilizar a interação controlada com cães policiais como ferramenta complementar de estímulo, socialização e apoio terapêutico a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta busca contribuir para o desenvolvimento socioemocional do público atendido, de forma ética, segura e inclusiva.
O Comandante do BPCHOQUE, TC Addson Acácio Pimentel explicou que a iniciativa reforça o compromisso da Polícia Militar do Tocantins com ações que vão além da atividade operacional, evidenciando o papel social da corporação na promoção da cidadania, da inclusão e do cuidado com a comunidade. “O projeto de cinoterapia, atualmente em fase de alinhamento institucional, representa mais um passo da PMTO na construção de parcerias que geram impacto social positivo e fortalecem a aproximação entre a Polícia Militar e a sociedade”, ressaltou o Comandante.







