A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou, nesta quarta-feira, 27, uma cerimônia no Quartel do Comando Geral (QCG) para homenagear cerca de 700 policiais militares com medalhas de tempo de serviço. O evento, conduzido pelo Comandante-Geral da PMTO, Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, reconheceu a dedicação de militares que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira, destacando o compromisso com a segurança pública e a sociedade tocantinense.
“Condecorar nossos companheiros de farda é muito gratificante. Esta solenidade é a prova viva de que a dedicação, a lealdade e o profissionalismo são a base da nossa instituição. A valorização e o bem-estar dos nossos profissionais são fatores-chave para o sucesso. Temos hoje uma polícia altamente qualificada, preparada e motivada, e o trabalho de cada um de vocês faz do nosso efetivo um dos melhores do país”, afirmou.
O sentimento de dever cumprido e de reconhecimento foi compartilhado pelo 2º Tenente Raimundo Rodrigues de Araújo, um dos homenageados por 30 anos de serviço. “É uma honra imensurável dividir este momento com minha família e meus companheiros. Chegar até aqui, após mais da metade da minha vida servindo à PMTO, me traz um sentimento de dever cumprido e de reconhecimento, o que me motiva a seguir trabalhando para oferecer à sociedade o que a PMTO faz de melhor: uma segurança pública de qualidade.”
Reafirmando a história e o legado dos veteranos:
Em um momento especial, a cerimônia também marcou a assinatura da portaria que cria e autoriza o uso de fardamento por policiais militares veteranos. A medida, um antigo anseio da categoria, reforça o vínculo dos veteranos com a instituição e valoriza a história e o legado deixados por eles. A portaria, no entanto, especifica que a aquisição do uniforme deve ser feita às expensas do próprio militar, sem direito a auxílio-fardamento
Autoridades presentes:
O evento contou com a presença de diversas autoridades,dentre elas o Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, Chefe do Estado Maior Cel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, do Subchefe do Estado Maior Cel QOPM Marizon Mendez Marques, Comandante de Policiamento da Capital (CPC) Cel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, Assessor Jurídico do CG Cel Lorena Alfonso Cavalcante Fernandes, Comandante de Policiamento Especializado, Cel QOPM Ricardo Borges Ferrão, Diretor de Apoio Logístico- DAL Cel QOPM Flávio Santos Brito, Comandante do QCG Cel Oséias de Sousa Silveira, CEL QOPM Henrique de Souza Lima Júnior, Corregedor Geral Cel Dosautomista Honorato de Melo, Chefe do Serviço Odontológico do 1º BPM Cel Nelson Augusto Rodrigues Neto, Comandantes de Batalhões e Companhias, Chefe de sessões, Assessores Militares e o Corpo Musical PMTO.