Adrielly Calixto/Governo do Tocantins
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil, prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira, 18, um homem de iniciais G.S.S., de 30 anos. O indivíduo é suspeito de tentativa de estelionato contra uma empresa de materiais de construção em Palmas.
De acordo com as investigações, o homem já havia praticado golpes semelhantes nos dias 2 e 8 de setembro deste ano contra a empresa, utilizando comprovantes falsificados para adquirir produtos. O prejuízo total das ações anteriores ultrapassou R$ 6.800,00.
Na nova tentativa, o suspeito entrou em contato com o estabelecimento por meio de aplicativo de mensagens e apresentou novamente um comprovante de pagamento adulterado. Diante da denúncia, equipes da Polícia Civil realizaram diligências no local onde a entrega seria feita e efetuaram a prisão em flagrante.
Durante os procedimentos, foi constatada ainda a existência de outro boletim de ocorrência registrado contra o suspeito, no dia 11 de setembro, desta vez por outra empresa de materiais de construção, vítima de golpe com o mesmo modus operandi.
À polícia, G.S.S. afirmou que conheceu um indivíduo em um grupo de mensagens e que pagava 50% do valor das compras para ele, recebendo em troca os comprovantes falsificados que eram apresentados às lojas. A versão apresentada será investigada.
O delegado responsável pelo caso, Túlio Pereira Mota, destacou a importância da ação e alertou os comerciantes. “O golpe aplicado pelo investigado mostra a necessidade de redobrar a atenção na conferência de transações financeiras. Muitos estabelecimentos acabam sendo lesados ao confiar em comprovantes falsificados. É fundamental que empresários evitem transações paralelas que prometem lucros rápidos, pois isso pode facilitar a atuação de criminosos”, afirmou.
Após pagar fiança, o suspeito foi posto em liberdade e responderá em liberdade pelos dois crimes de estelionatos consumados e pela tentativa que ocasionou a prisão. O inquérito policial segue em andamento para apurar a possível participação de outros envolvidos.