Adrielly Calixto/Governo do Tocantins
Na manhã desta quinta-feira, 21, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 59ª Delegacia de Cristalândia, localizou restos de ossada humana em uma área de difícil acesso conhecida como “barro”. As investigações apontam que os restos mortais podem ser de José Cavalcante de Castro, popularmente conhecido como Pau de Lama, desaparecido desde agosto de 2024.
O caso vinha sendo apurado pela Delegacia de Cristalândia após denúncias anônimas e a localização de objetos da vítima em locais frequentados por usuários de drogas na cidade. O veículo do idoso foi encontrado dias após o desaparecimento, parcialmente submerso no lago, a 400 metros de onde a ossada foi localizada.
De acordo com as apurações, sete indivíduos participaram do crime de latrocínio. A vítima teria sido atraída para uma emboscada por uma mulher, que a conduziu até o grupo de criminosos. Após subtraírem dinheiro e a arma de fogo de José, os suspeitos o levaram ao local conhecido como “barro”, onde foi executado. Todos os envolvidos foram presos ainda em 2024 e aguardam julgamento.
A delegada titular de Cristalândia, Jeannie Daier de Andrade, ressaltou a importância do trabalho investigativo para elucidar o crime. “Desde o desaparecimento, a Polícia Civil empreendeu todos os esforços para esclarecer os fatos. A localização da ossada reforça o resultado de um trabalho minucioso e confirma a dinâmica criminosa já apontada nas investigações. Seguiremos acompanhando para que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados”, destacou.
O local foi periciado e os restos mortais encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de identificação.