Está no ar a segunda temporada do Podcast Trilha Quilombola, uma produção da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) em parceria com a Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO). O programa é um espaço de valorização dos saberes e fazeres dos quilombos do Tocantins, além de trazer análises e abordagens sobre temas que impactam diretamente os territórios.
No episódio de estreia, o podcast recebe a professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Diana Aguiar, para uma análise crítica sobre o programa REDD+ Jurisdicional do Tocantins. A conversa aborda os possíveis impactos sociais, ambientais e econômicos da iniciativa e como ela pode afetar as comunidades quilombolas e tradicionais do estado.
Ao longo da temporada, o Trilha Quilombola trará debates sobre a defesa dos direitos das comunidades, justiça climática, COP30, resistência das mulheres quilombolas, saberes tradicionais, identidade e cultura quilombola, entre outros temas relevantes para os territórios.
“O podcast configura-se como um espaço essencial que transcende o debate sobre projetos e políticas públicas. Sua proposta é atuar como uma ferramenta de valorização das vozes, dos saberes, das iniciativas e do protagonismo quilombola, além de promover o diálogo sobre a diversidade de pautas que permeiam a vida nos territórios”, destaca o coordenador da COEQTO, Lourivaldo Souza.
O primeiro episódio já está disponível. Clique nos links para ouvir:
Spotify: https://open.spotify.com/episode/0Vzx5hRaJaSqhTlKOnaxc2?si=4409446d023c4c36