A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) está participando da Operação Virtude, uma iniciativa de atuação integrada entre União, Estados e Distrito Federal. A operação concentra esforços no desenvolvimento de ações preventivas e repressivas, visando o combate à violência contra pessoas idosas em âmbito estadual e nacional. O foco é coibir os crimes específicos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, bem como outros Crimes Violentos Não Letais Intencionais (CVNLI), Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), quando a vítima é um idoso. Assista a entrevista sobre a ação no Programa TO Mais Seguro.
Nesta semana, a PMTO está realizando ações em cinco municípios. As atividades da Operação Virtude já foram registradas em Gurupi, Araguaína, Colinas, Dianópolis e Porto Nacional.
Em Gurupi, o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) executou as diretrizes da operação. As equipes do Quartel do Comando-Geral (QCG) realizaram visitas e atuações de policiamento ostensivo e preventivo voltadas diretamente à segurança e ao bem-estar da população idosa na terça-feira, 14 de outubro.
A atuação integrada da Polícia Militar na Operação Virtude demonstra o compromisso da instituição com a segurança e a proteção dos direitos dos idosos. Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho, “a Operação Virtude é um esforço conjunto fundamental para garantirmos a dignidade e a segurança de nossos idosos. A Polícia Militar do Tocantins atua de forma rigorosa para prevenir e reprimir qualquer forma de violência contra este público”, ressaltou o Comandante-Geral.