A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) divulgou nesta quinta-feira, 04, o balanço das ações realizadas nos três últimos anos, e lançou a Operação “Boas Festas 2025”, com plano estratégico de segurança que será executado até o dia 06 de janeiro de 2026.
Balanço das ações da PMTO
O trabalho operacional da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) resultou em uma queda histórica e acentuada nos indicadores de violência letal. O número de homicídios no Tocantins caiu progressivamente, passando de 259 em 2023 para 147 em 2024, consolidando a tendência com 139 ocorrências registradas em 2025. Esta redução contínua atesta a solidez do planejamento estratégico da Corporação e o inegociável compromisso com a vida do cidadão.
O combate ao crime organizado foi intensificado, com uma postura de tolerância zero que resultou no crescimento contínuo do volume de drogas apreendidas, alcançando 1.374 quilos em 2025. O trabalho de campo garantiu o alto volume de prisões efetuadas, sendo 5.324 em 2025, com o cumprimento de 959 mandados de prisão. Tais resultados demonstram a eficácia das estratégias da PMTO em descapitalizar organizações criminosas e proteger o patrimônio da população.
Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, os números comprovam a eficácia da gestão e do trabalho de campo. “Estes números são a prova do nosso esforço em entregar uma segurança pública cada vez mais eficaz e humana. Os dados estatísticos comprovam a eficácia de nossas estratégias e o nosso inegociável compromisso com a redução da violência e a garantia da segurança pública”, ressaltou o Comandante-Geral.
Com o sucesso comprovado no combate à criminalidade ao longo dos anos, a Polícia Militar neste final de ano busca garantir a tranquilidade da população nas semanas de maior movimentação do calendário. Para isso, a Corporação preparou um plano de segurança específico, detalhando as estratégias de reforço operacional e preventivo que serão implementadas em todo o Tocantins.
Fases da Operação “Boas Festas 2025”
A Operação “Boas Festas 2025” consiste na realização de policiamento ostensivo em um período de intensa circulação de pessoas em áreas comerciais e residenciais, além de contemplar eventos tradicionais do Estado, como festividades de aniversário de municípios e festejos religiosos regionais.
A Operação será subdividida para focar em momentos de maior concentração, sendo a etapa Geral, que engloba todo o período de 04 de dezembro a 06 de janeiro.
A etapa da “Operação Natal Seguro”, que será realizada entre os dias 24 e 25/12/2025, com reforço no policiamento nos dias em que as celebrações natalinas movimentam residências e comércios. E a etapa da “Operação Réveillon”, que abrange o período de 31/12/2025 a 01/01/2026, e é voltada para a segurança nas comemorações de virada de ano, com atenção especial aos eventos públicos.
Será empregado o efetivo policial militar administrativo e operacional, em regime ordinário e/ou extraordinário. As estratégias operacionais, como blitz educativas, e ações preventivas, ostensivas e repressivas, foram planejadas para atender pontos de maior circulação, como áreas comerciais de grande fluxo, locais de aglomeração e os “pontos quentes” de criminalidade em cada região do Tocantins.
O objetivo durante a Operação é diminuir indicadores de criminalidade, infrações, sinistros e fatalidades no trânsito, protegendo a vida e o patrimônio da população tocantinense durante as festividades.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, ressalta que a operação é essencial para a tranquilidade de todos. “A Operação ‘Boas Festas 2025’ representa o nosso esforço máximo para garantir que todos os tocantinenses possam celebrar o Natal e o Réveillon com a máxima segurança e tranquilidade. Estaremos com nosso efetivo nas ruas, priorizando o policiamento em áreas de grande fluxo comercial e residências, para prevenir crimes e assegurar que as festividades transcorram em paz. A presença da Polícia Militar será contundente em todo o Estado, reafirmando nosso compromisso inegociável com a proteção de todos os cidadãos.”






