A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) atingiu um resultado expressivo no combate à criminalidade em todo o Estado, cumprindo um total de 959 mandados de prisão entre os meses de janeiro e novembro de 2025. O número reflete a intensificação do patrulhamento ostensivo diário nas ruas e o fortalecimento das ações integradas de inteligência, retirando de circulação indivíduos que ameaçavam a integridade social da população tocantinense, o que também contribui para evitar que novos delitos sejam praticados.
O levantamento da Corporação revela que as prisões contemplaram crimes de diversas naturezas. Entre os mandados cumpridos, destacam-se: 122 por furto ou roubo, 102 por tráfico de drogas, 69 por homicídio e 59 por estupro. Segundo a PMTO, o apoio da população, por meio de denúncias e repasse de informações, também são fundamentais para o avanço das operações.
A atuação da PMTO resultou na prisão de criminosos de alta periculosidade em várias regiões:
Em maio, na área da 6ª Companhia Independente (6ª CIPM), a Polícia Militar prendeu um traficante em um hotel de Miranorte. O indivíduo, que comandava o tráfico em Goiás e possuía ligação com o tráfico internacional de drogas, também tinha mandado de prisão em aberto por roubo.
Em Paraíso do Tocantins, na área do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), a PM capturou, em janeiro deste ano, um foragido conhecido por sua crueldade com as vítimas, que possuía dois mandados em aberto, condenação de 30 anos de prisão por vários roubos e era suspeito de homicídio. Somente entre agosto e novembro, foram cumpridos 31 mandados de prisão por crimes como homicídio e estupro de vulnerável, totalizando 77 mandados na região em 2025.
Na capital, um homem de 50 anos, que estava foragido da justiça pelo crime de feminicídio, foi preso pela PM durante patrulhamento na Praia da Graciosa, no mês de agosto. O criminoso estava vivendo na capital como morador de rua e foi localizado após denúncias que levaram os policiais a abordar um grupo de pessoas em situação de rua. Durante a verificação e consultas nos sistemas, foi constatado que o indivíduo possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína. O foragido recebeu voz de prisão no local e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Em novembro, a PM prendeu um foragido da justiça suspeito de praticar crime de feminicídio no município de Figueirópolis, área da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (7ª CIPM). Após diligências, o suspeito foi capturado em uma área de mata entre os estados de Tocantins e Goiás, após confessar ter pago R$ 5 mil a um terceiro para executar a vítima.
Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomáz Coêlho de Souza, o resultado é uma prova do empenho estratégico da Polícia Militar:
“O cumprimento de quase mil mandados de prisão em apenas onze meses reflete a dedicação e a qualidade da nossa inteligência e do nosso efetivo no patrulhamento diário nas ruas. Cada mandado cumprido representa um criminoso a menos em liberdade, aumentando diretamente a sensação de segurança e a qualidade de vida do nosso cidadão”.
O comandante reforçou, ainda, que “a PMTO continuará utilizando todos os seus recursos para tirar de circulação aqueles que insistem em desafiar a lei, garantindo que o Tocantins seja um lugar cada vez mais seguro”, completou o Coronel Cláudio.







