Na tarde desta quarta-feira, 04, a Polícia Militar do Tocantins, por meio da Força Tática do 1º Batalhão (1º BPM), realizou uma palestra educativa no Colégio Militar Unidade II, localizado na quadra 206 Norte, em Palmas. A ação, teve como foco a segurança escolar e a prevenção em situações de crise.
A palestra foi direcionada a um público de aproximadamente 350 alunos e servidores da instituição. Além de apresentar as atribuições e o cotidiano da Força Tática como unidade de recobrimento especializado, os militares difundiram o protocolo de defesa contra agressores ativos, mundialmente conhecido como “Run, Escape, Hide and Fight” (Correr, Escapar, Esconder e Lutar).
O protocolo consiste em um conjunto de orientações práticas voltadas ao público civil. O objetivo é oferecer ferramentas de decisão rápida para a preservação da vida e da integridade física em cenários de violência extrema, até que o atendimento especializado das forças de segurança chegue ao local.
Durante o evento, foi explicado que o método foi desenvolvido originalmente por agências federais dos Estados Unidos (como o FBI e o Departamento de Segurança Interna) como resposta a episódios de violência em locais públicos. A PMTO adapta essas diretrizes à realidade local, fortalecendo a segurança de professores e estudantes.
Para o comandante do 1º BPM, o Tenente-Coronel QOPM Gustavo Bolentini de Araújo Machado, ações como esta reforçam o compromisso da Polícia Militar com a educação e a prevenção primária. “Ao aproximar a Força Tática da comunidade escolar, a corporação não apenas promove segurança, mas também cidadania e confiança nas forças de segurança pública”, ressaltou o Comandante.






