Nesta sexta-feira, 3 de outubro de 2025, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio do Comando de Operações de Divisas (COD), realizou uma importante apreensão de produtos ilegais durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, na região de Talismã, na divisa com o estado do Goiás.
Em patrulhamento e diligências na área, a equipe do COD abordou um veículo de cor branca. O condutor apresentou nervosismo durante a abordagem.
No interior do veículo, foram localizados diversos dispositivos eletrônicos conhecidos como cigarros eletrônicos (vapers), de diferentes marcas, configurando um grande lote do material. A carga totalizou 245 unidades. Os cinco ocupantes do veículo foram identificados no local.
A comercialização, importação, e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas em todo o território nacional, conforme resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que caracteriza o crime de contrabando. A ação da PMTO retirou de circulação a mercadoria ilegal, causando um prejuízo financeiro estimado de R$ 31.850,00 ao esquema criminoso.
O condutor e os demais ocupantes, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Alvorada-TO para as providências legais cabíveis.
Revisão Textual: Elini Oliveira