Gestores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participaram nesta quinta-feira, 20, da programação do Seminário Governança na Educação e Accountability: desafios e boas práticas de gestão, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). O evento contou também com a presença de autoridades e especialistas na área de gestão educacional, oferecendo uma plataforma para discutir e promover a transparência e a eficiência na gestão pública da Educação.
O seminário teve início com palestra da auditora de Controle Externo do TCE-TO, Wellane Monteiro Dourado da Silva, sobre “Prestação de contas e accountability na Educação: boas práticas em planejamento e controle das políticas públicas educacionais”. A conselheira Doris de Miranda Coutinho, membra do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), também ministrou a palestra com o tema “Os tribunais de Contas e o acompanhamento das políticas públicas municipais de Educação”.
No decorrer das atividades do evento, a equipe técnica da Educação de Palmas apresentou de forma detalhada como está sendo desenvolvido o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME). Na ocasião, o presidente da Comissão Técnica de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do PME, professor Joneidson Lustosa, compartilhou como funciona a plataforma do plano interativo. Já a superintendente de Gestão Escolar, professora Suiany de Sousa Costa, falou sobre o sistema de ensino de Palmas e a importância da articulação com todos os setores da Educação e também com os órgãos parceiros para um bom planejamento educacional. “É um momento importante para a gestão e efetivação de políticas públicas educacionais no movimento de acompanhamento, monitoramento e avaliação do PME como epicentro das políticas educacionais”, avaliou Suiany Costa.
Para o secretário-executivo da Educação, Evandro Borges, ao enfrentar os desafios e adotar boas práticas, os sistemas educacionais podem melhorar significativamente a qualidade da educação oferecida. “Em Palmas, investimos na formação contínua de gestores e educadores para garantir que eles estejam atualizados com as melhores práticas de governança e accountability (prestação de contas) pensando em garantir a qualidade e a eficácia do nosso sistema educacional”, comentou.
O evento foi organizado no contexto da disciplina “Residência de Políticas Públicas”, do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e caracterizado como uma ação educacional conjunta.
Comentários sobre este post