Com foco nas Eleições Municipais 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) apresentou aos moradores do município de Dianópolis, no sudeste do estado, o plano que integra a Comissão de Enfrentamento à Desinformação (Cede). Por meio de duas ações que aconteceram nesta semana, foram realizadas palestras ministradas pelo jornalista Cristiano Machado, assessor de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO, nos programas “Inclusão Sociopolítica dos Quilombolas” e “+Mulher +Democracia”.
A primeira ação, no Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Quilombolas, foi realizada na última segunda-feira, 22, na comunidade Lajeado, em Dianópolis. Os moradores foram conscientizados sobre a importância de sua participação no combate à disseminação de notícias falsas nas eleições. Na oportunidade também foi abordado sobre a participação nos pleitos e a importância da representatividade nos cargos políticos.
Já na terça-feira, 23, também em Dianópolis, o Plano Enfrentamento à Desinformação foi apresentado em uma das palestras realizadas no Programa Permanente +Mulher +Democracia. Lá, as mulheres além de serem sensibilizadas sobre a necessidade da presença feminina em cargos políticos, foram alertadas sobre o combate ao compartilhamento de fake News.
Cede
A Cede foi instituída pelo presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, e a designação, por meio da Portaria nº 128/2024, da desembargadora Ângela Issa Haonat, membro substituta da Corte, para presidir a Cede no Tocantins.
O foco é combater a desinformação relacionada à Justiça Eleitoral, a seus integrantes, ao sistema de votação eletrônico, ao processo eleitoral e atores envolvidos.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Comentários sobre este post