terça-feira, 11 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Pilotos e aviões estrangeiros poderão combater incêndios no Brasil

MP que permite que, em casos de calamidade pública ou emergências ambientais, combate a incêndios seja realizado por aeronaves e tripulação de outras nacionalidades

CNN por CNN
11/07/2024
em Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O governo federal publicou nesta quarta-feira (10) uma medida provisória que permite que, em casos de calamidade pública ou emergências ambientais, o serviço de combate a incêndios seja realizado por aeronaves e tripulação de outras nacionalidades.

“Com essa mudança, nós também conseguimos agora, se for necessário, contratar aeronaves de outros países ou receber ajuda de outros países com pilotos que não sejam necessariamente pilotos brasileiros”, disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta quarta-feira após reunião da sala de situação do Governo Federal sobre o Pantanal.

ARTIGOSRELACIONADOS

Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

Mortos em meio a passagem de ciclone pelo Sul chegam a 7

10/11/2025
CNPEM/Divulgação

Pesquisadores do Brasil usam COP para apresentar medicamentos naturais

10/11/2025

Segundo balanço do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as ações de combate conseguiram extinguir 30 dos 54 incêndios registrados até o dia 7 de julho, correspondendo a 55% do total. Dos 24 ainda ativos, 13 estão controlados.

Em todo o Pantanal, há 830 profissionais envolvidos na operação de combate ao fogo, com 15 embarcações e 15 aeronaves em três bases de operação, em Corumbá, em Poconé e em Porto Conceição.

Italo Ricardo é piloto e trabalha há dois anos junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, auxiliando no combate a incêndios florestais. Ele já atuou em Rondônia e agora está há 15 dias no Pantanal, onde trabalha na locomoção de brigadistas.

“A nossa atividade principal foi de fazer o transporte de brigadistas até o foco dos incêndios, chegar mais perto onde é mais difícil chegar de viatura, de barco, aeronave e ter um acesso para executar com mais eficiência o combate aos incêndios”.

O Pantanal enfrenta a seca mais grave em 70 anos, com mais de 760 mil hectares devastados pelas queimadas em 2024, o equivalente a seis vezes a área da cidade do Rio de Janeiro.

Recontratação

Além da possibilidade de contratação de pilotos estrangeiros, outra medida provisória veio reforçar o combate aos incêndios florestais. Publicada na terça-feira (9), a medida provisória 1.239 prevê a redução do prazo de recontratação de profissionais que trabalham no combate a incêndios florestais, de dois anos para três meses.

Por lei, os profissionais contratados pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem atuar por dois anos, período prorrogável por mais um ano. Antes da publicação da MP, porém, havia um prazo de dois anos de intervalo para recontratações, o que gerava escassez de profissionais com experiência em campo. O novo texto permite recontratações mais rápidas, beneficiando diretamente Ibama e ICMBio, além de auxiliar os próprios profissionais.

Leonardo Souza trabalha há 14 anos no Prevfogo da Bahia. Começou como brigadista, foi chefe de brigada e há dois anos atua como supervisor de brigada do Prevfogo da Bahia. Ao longo desses anos, já fez operações de prevenção e combate às queimadas em outros cinco estados: Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. Ele comemora a redução dos prazos de recontratação de pessoal pelo Ibama.

“Me deixa feliz, a gente tem família, tem pessoas que dependem da gente. Com esse prazo dá um alívio pra gente que é brigadista e ama fazer o que fazemos”, diz. “É sinal que está dando certo, estamos no caminho certo”, completa.

Anterior

Cientistas descobrem possível causa do lúpus e sugerem novo tratamento

Próximo

Procon Tocantins encontra variação de até 108% nos preços das carnes em Palmas

Próximo

Procon Tocantins encontra variação de até 108% nos preços das carnes em Palmas

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Saúde

Saúde do homem: médico lista 10 hábitos simples para pôr em prática

10/11/2025
Saúde

Estudo aponta que mortes por doenças crônicas diminuíram no Brasil

10/11/2025
Política

Lula deve ver Pacheco antes de anunciar ministro ao STF, diz líder

10/11/2025
Política

Líder do PT acusa Derrite de querer impedir atuação da Polícia Federal

10/11/2025
Política

Criticado por aliados, Nikolas diz sentir saudades de Bolsonaro

10/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Naturatins assume presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão no biênio 2026/2027

10/11/2025
Educação

Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

10/11/2025
Educação

Unitins leva delegação para a COP 30 e participa de agenda na Green Zone, Blue Zone e no Fórum de Integração da Amazônia Global

10/11/2025
Tocantins

Aleto discute ampliação da telefonia móvel em reunião com representantesda Anatel

10/11/2025
Segurança

PMTO apreende oito motocicletas e interdita evento irregular que colocava público em risco em Aguiarnópolis

10/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Naturatins assume presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão no biênio 2026/2027
  • Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação
  • Unitins leva delegação para a COP 30 e participa de agenda na Green Zone, Blue Zone e no Fórum de Integração da Amazônia Global

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Naturatins, por meio da APA do Jalapão, assume a presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão para o biênio 2026/2027 - Foto: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

Naturatins assume presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão no biênio 2026/2027

10/11/2025
Livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) chegam às bibliotecas do Tocantins, renovando acervos e ampliando o acesso à leitura - Foto: Karla Rayane/Governo do Tocantins

Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

10/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.