A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas pela via marítima por meio do Porto de Rio Grande, no interior do Rio Grande do Sul. O grupo costumava enviar cocaína em caixas de mar de navios de carga.
Doze mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão foram expedidos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As ações também contam com cooperação policial internacional, com a participação da Europol e da polícia da Alemanha para cumprir um mandado de prisão no país. Até o momento, foram cumpridos nove mandados de prisão no Brasil e um na Alemanha.
A investigação da Polícia Federal teve início em 2022, depois de receber informações de que um grupo com integrantes da cidade de Rio Grande e dos estados de Santa Catarina e do Paraná estaria traficando drogas a partir do Porto de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Polícia, a quadrilha utilizava mergulhadores para esconder a droga na caixa de mar das embarcações. A caixa de mar é um compartimento que fica na parte externa da embarcação, abaixo da linha d’água e que tem como função resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar água do navio.
Em agosto de 2023, uma carga de 198 quilos de cocaína foi apreendida pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas, de um navio que tinha partido do Porto de Rio Grande.
Comentários sobre este post