A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação 45, nesta sexta-feira (19), em duas cidades do Piauí, na Capital Teresina, e no município de Miguel Alves. Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é desarticular uma associação criminosa voltada para prática de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes à licitação.
Ao todo, foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí 15 mandados de busca e apreensão, 12 no município de Miguel Alves e três na capital Teresina. A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores na ordem de R$1 milhão.
As investigações foram iniciadas após uma auditoria técnica da CGU apontar diversos indícios de fraude em procedimento licitatório para a contratação de empresas prestadoras de serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado no Município de Miguel Alves, e existem indícios de participação de servidores públicos municipais.
As investigações comprovaram o depósito de verba em contas de terceiros, conhecidos como laranjas, em uma tentativa de fazer o procedimento parecer dentro da legalidade.
Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Comentários sobre este post