Os preços do petróleo estão caindo nesta quinta-feira (10), motivados por preocupações de que a guerra comercial ameace a economia mundial e prejudique a demanda por energia.
O petróleo bruto dos EUA caiu 4,6%, para US$ 59,50 o barril, nas negociações recentes. Isso significa que o petróleo praticamente devolveu todos os grandes ganhos de quarta-feira.
Se o petróleo bruto cair abaixo de US$ 59,58 o barril, será o menor fechamento desde pelo menos abril de 2021.
O entusiasmo inicial nos mercados financeiros com a pausa de 90 dias de Trump em muitas tarifas deu lugar à realidade de que as duas maiores economias do mundo continuam a aumentar rapidamente as tarifas uma da outra.
“A guerra comercial entre os EUA e a China continua a ferver”, escreveu Robert Yawger, diretor executivo da Mizuho Securities, em um relatório hoje.
Apesar das preocupações com uma desaceleração econômica ou até mesmo uma recessão impulsionada por tarifas, a OPEP+ continua adicionando barris ao mercado. Isso levou os traders de energia a temerem um excesso de oferta.
“Devolvemos todos os ganhos. O fato de estarmos em uma guerra comercial com a China neste momento prenuncia um crescimento mais lento da demanda por petróleo. Não há dúvida disso”, disse Andy Lipow, presidente da Lipow Oil Associates.