sábado, 10 de maio de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Pesquisadores descobrem o que pode causar cansaço na menopausa; entenda

Pesquisa pioneira demonstra que mulheres com episódios frequentes de sangramento intenso têm maior probabilidade de experimentar cansaço durante a transição para a menopausa

CNN por CNN
13 de março de 2025
em Saúde
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
Pesquisadores descobrem o que pode causar cansaço na menopausa; entenda

Fadiga sentida na menopausa pode estar relacionada à sangramento excessivo anos antes • Fiordaliso/GettyImages

CompartilharCompartilhar

O sangramento menstrual intenso ou prolongado é uma experiência comum para cerca de 33% das pessoas que estão em transição para a menopausa. Episódios de fluxo excessivo frequentemente atendem aos critérios de sangramento uterino anormal, uma condição médica definida por sangramento vaginal dentro de um período de seis meses que é excessivo em quantidade, duração ou frequência durante ou entre os períodos menstruais.

Apesar da prevalência do sangramento excessivo e seu impacto na qualidade de vida, existe pouca pesquisa sobre se esse sangramento também está associado a outros sintomas típicos da menopausa, segundo os autores de um novo estudo publicado nesta quarta-feira (12) na revista Menopause.

ARTIGOSRELACIONADOS

Autolesão: jovens relatam estratégias para aliviar sofrimento mental

Autolesão: jovens relatam estratégias para aliviar sofrimento mental

9 de maio de 2025
Casos de demência na China crescem mais rápido do que no resto do mundo

Casos de demência na China crescem mais rápido do que no resto do mundo

9 de maio de 2025

Ter experimentado três ou mais episódios de sangramento menstrual intenso ou prolongado dentro de um período de seis meses está associado a sintomas de fadiga, de acordo com o relatório.

Segundo os autores, o estudo é o primeiro a avaliar ao longo do tempo a associação entre sangramento menstrual intenso e prolongado entre mulheres na pré-menopausa e perimenopausa e seus relatos de fadiga ou vitalidade.

“A menstruação continua sendo um assunto envolvido em silêncio e associado a tabus, mesmo no âmbito da investigação científica”, afirma autora principal do estudo, Siobán Harlow, professora emérita de epidemiologia e de obstetrícia e ginecologia da Universidade de Michigan, por e-mail.

“A falta de diálogo sobre a menstruação, particularmente sobre as mudanças nos padrões de sangramento à medida que as mulheres se aproximam da menopausa, leva à falta de conhecimento das mulheres sobre o que é normal. Esperamos que essas descobertas incentivem uma avaliação adicional de possíveis associações entre o sangramento menstrual e outros sintomas da menopausa, como sono perturbado e névoa cognitiva”, acrescenta Harlow.

A perimenopausa geralmente ocorre cerca de três a 10 anos antes da menopausa, um dia que marca um ano sem menstruação e sinaliza o fim da vida reprodutiva de uma mulher. O período de transição é provocado quando os ovários gradualmente param de funcionar, de acordo com a Johns Hopkins Medicine.

Durante esse período, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona podem flutuar, levando a mudanças de humor, ciclos menstruais irregulares e outras condições como depressão.

Os autores revisaram os dados de saúde de 2.329 mulheres que tinham em média 47 anos quando se inscreveram no Estudo da Saúde das Mulheres Através da Nação em 1996 ou 1997. No início e em cada visita anual de acompanhamento por até 10 anos, as mulheres responderam questionários sobre seus históricos ginecológico, menstrual e médico.

As participantes também mantiveram um calendário menstrual mensal no qual anotavam seu sangramento menstrual até dois anos após seu período menstrual final ou por até 10 anos. Relatar “sangramento muito intenso” significava que elas tinham que trocar um produto sanitário a cada hora ou duas por mais de quatro horas durante o dia.

Os autores definiram sangramento menstrual prolongado como sangramento que durou mais de oito dias, enquanto sangramento menstrual intenso significava sangramento muito intenso por três ou mais dias, de acordo com o estudo.

Nas primeiras seis visitas e na oitava visita, a equipe avaliou o senso de vitalidade ou fadiga das participantes fazendo quatro perguntas do Questionário de Saúde de 36 itens da Rand: Nas últimas quatro semanas, por quanto tempo elas se sentiram cheias de energia, com disposição, desgastadas ou cansadas?

Mulheres que experimentaram pelo menos três episódios de sangramento menstrual intenso nos seis meses anteriores tinham 62% mais probabilidade de se sentirem cansadas e 44% mais probabilidade de se sentirem desgastadas, segundo o estudo. Ter relatado três ou mais casos de sangramento prolongado nos últimos seis meses foi associado a 32% menos chances de se sentir com disposição.

“Parece intuitivo que o sangramento menstrual intenso esteja associado a sintomas de fadiga”, diz Stephanie Faubion, diretora médica da The Menopause Society, que não participou do estudo. “O que é surpreendente é que nunca realmente olhamos para isso antes, e concordo com (os autores) no final, onde dizem que um dos nossos questionários de menopausa mais comumente usados nem sequer pergunta sobre sangramento”.

“Os questionários de menopausa não são projetados para cobrir a perimenopausa porque, por definição, se você está na menopausa, você não sangra mais”, afirma Faubion, que também é Diretora Penny e Bill George do Centro de Saúde da Mulher da Mayo Clinic. “A perimenopausa é um período pouco estudado e pouco descrito.”

Com metade da população mundial experimentando a menopausa se viver até a meia-idade, são necessários muito mais estudos sobre esta fase, segundo Leana Wen, médica emergencista e professora associada adjunta de medicina de emergência na Universidade George Washington em Washington, DC.

A relação entre fadiga e sangramento anormal

A associação entre sangramento menstrual intenso e prolongado e fadiga pode ser devido à deficiência de ferro e anemia ferropriva causada pela perda de sangue, que são causas bem estabelecidas de fadiga em geral e são complicações conhecidas do sangramento uterino anormal, segundo os autores — uma ideia apoiada por um pequeno estudo de agosto de 2016 com mulheres negras.

A anemia é uma condição de não ter glóbulos vermelhos ou hemoglobina suficientes (uma proteína rica em ferro dentro das células sanguíneas que se liga ao oxigênio) para transportar oxigênio por todo o corpo. Várias causas comuns incluem deficiência de ferro, deficiência de outras vitaminas necessárias para a produção de glóbulos vermelhos, e quando o sangramento causa perda de glóbulos vermelhos e hemoglobina mais rapidamente do que podem ser repostos.

No entanto, os autores não tinham medidas do ferro sanguíneo das participantes, o que teria ajudado a estabelecer uma conexão mais forte.

Consequentemente, Faubion não tem certeza se a anemia é a única culpada em potencial, especialmente “porque é preciso muito sangramento para se tornar anêmica”.

“Essa é uma explicação fácil, mas também está relacionado ao fato de as pessoas não estarem dormindo tão bem porque estão se levantando para ir ao banheiro e estão sangrando muito?” afirma Faubion. “Outra coisa é que, se você tem deficiência de ferro — e as pessoas podem ter deficiência de ferro sem serem anêmicas — você pode desenvolver síndrome das pernas inquietas, que pode perturbar seu sono.”

Harlow, a autora principal do estudo, concorda, mas acrescenta que a equipe controlou os problemas de sono relatados. O estudo ainda sugere que, ao avaliar as queixas das pacientes sobre fadiga, os profissionais de saúde devem questioná-las sobre sangramento menstrual anormal e testar para baixo ferro e anemia, escreveram os autores.

A triagem inicial para sangramento menstrual prolongado e intenso durante a transição da menopausa, mesmo antes de possíveis relatos de fadiga, também deve ser considerada, segundo Wen.

“Aquelas que estão passando pela menopausa devem documentar a duração do ciclo, duração do sangramento menstrual e se é percebido como sendo mais intenso que antes”, afirma.

Tratando a fadiga pela raiz

Se a anemia é o que está causando a fadiga da menopausa de alguém, os profissionais de saúde precisam parar o sangramento e repor o ferro, tipicamente começando com ferro oral de prescrição, diz Faubion. Aumentar os níveis de ferro é o que ajuda alguém a produzir mais glóbulos vermelhos e reconstruir seu suprimento sanguíneo.

Os tratamentos comuns para sangramento menstrual excessivo incluem medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, ou AINEs, como naproxeno ou ibuprofeno, e pílulas anticoncepcionais, que podem reduzir o sangramento em cerca de 30%, acrescenta Faubion. Dispositivos intrauterinos hormonais podem reduzir o sangramento entre 79% e 98%.

A síndrome das pernas inquietas também pode ser tratada, frequentemente corrigindo uma deficiência de ferro, segundo Faubion.

“O sangramento uterino anormal nunca deve ficar sem avaliação”, afirma Faubion, “e precisa de alguém para investigá-lo. Porque o que arriscamos perder não é apenas a anemia, que pode causar fadiga, mas também pode ser um sinal de alerta precoce de câncer.”

Anterior

Sâmua Rosa participa do Encontro de Primeiras-Damas e Lideranças Femininas do Estado do Tocantins

Próximo

Contas da prefeita de Lajeado serão apreciadas hoje quinta-feira,13

Próximo
Contas da prefeita de Lajeado serão apreciadas hoje quinta-feira,13

Contas da prefeita de Lajeado serão apreciadas hoje quinta-feira,13

LEIA TAMBÉM

Palmas

Prefeitura de Palmas libera trânsito em trecho da Avenida LO 21 que tem obras de drenagem e pavimentação

10 de maio de 2025
Tocantins

Microempreendedores Individuais têm até 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional

10 de maio de 2025
Palmas

Prefeito de Palmas destaca parcerias e investimentos na Agrotins 2025 durante solenidade de revitalização do Parque Mauro Medanha

10 de maio de 2025
Política

Mantoan participa da inauguração das obras de revitalização do Parque Agrotecnológico Mauro Mendanha

10 de maio de 2025
Tocantins

CGE Tocantins celebra Dia das Mães com ação voltada ao acolhimento e valorização das servidoras

10 de maio de 2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Economia

Ibovespa fecha em alta pela 5ª semana consecutiva; dólar tem leve queda

10 de maio de 2025
Política

INSS: Lula não dá prazo de devolução do dinheiro e culpa gestão Bolsonaro

10 de maio de 2025
Educação

Inscrições abertas para o processo de escolha dos novos representantes no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb/TO

10 de maio de 2025
Educação

Secretário Fábio Vaz participa de reunião no TCE para discutir ações voltadas para primeira infância

10 de maio de 2025
Palmas

Atendimentos das Unidades de Saúde da Arne 53 e Liberdade serão realizados nas USFs Deise de Fátima e José Lúcio, respectivamente, a partir de segunda-feira, 12

10 de maio de 2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Ibovespa fecha em alta pela 5ª semana consecutiva; dólar tem leve queda
  • INSS: Lula não dá prazo de devolução do dinheiro e culpa gestão Bolsonaro
  • Inscrições abertas para o processo de escolha dos novos representantes no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb/TO

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Bolsa fecha aos 131 mil pontos pela 1ª vez desde fevereiro; dólar fica abaixo de R$ 5,50

Ibovespa fecha em alta pela 5ª semana consecutiva; dólar tem leve queda

10 de maio de 2025
Lula busca em Tóquio avanço em acordo Mercosul-Japão

INSS: Lula não dá prazo de devolução do dinheiro e culpa gestão Bolsonaro

10 de maio de 2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.