A pesquisa Futura/Apex de julho, obtida em primeira mão pela CNN, indica que 79,5% dos brasileiros não concordam com a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Outros 17,2% disseram concordar; 3,3% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.
Após entrave entre Executivo e Legislativo envolvendo o IOF parar no Judiciário, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou, na noite da quarta-feira (16), o retorno da eficácia do decreto que aumentou alíquotas do imposto.
O ministro aceitou os argumentos do governo e decidiu que “não houve desvio de finalidade” na mudança de alíquotas do IOF e na sua incidência sobre planos de previdência complementar (VGBLs). Moraes rejeitou somente a cobrança do IOF sobre o chamado “risco sacado”.
A sondagem também perguntou aos entrevistas se estão acompanhando a tentativa do governo de elevar o imposto. Ao todo, 54,6% disseram conhecer as discussões envolvendo o IOF; 43,5% afirmaram desconhecer; 1,9% não souberam ou não quiseram responder.
Para a pesquisa, foram ouvidas 2.001 pessoas remotamente, entre os dias 9 e 14 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.