Principal reforço do São Paulo para a temporada 2025, Oscar foi apresentado como reforço do clube na terça-feira (14), em Orlando. De volta a equipe após 14 anos, o atleta recebeu a camisa 8, mesmo número que utilizava no Chelsea, da Inglaterra, e no Shanghai Port, da China.
O meia fará sua estreia pelo clube paulista nesta quarta-feira (15), às 21h30, contra o Cruzeiro, em confronto válido pela FC Series. A partida acontece no Inter&Co Stadium, nos Estados Unidos.
Estreia pelo São Paulo com pênalti perdido
Oscar, que iniciou sua trajetória nas bases do São Paulo, estreou profissionalmente pelo clube em 2008. O meio-campista fez sua primeira partida aos 17 anos, no dia 27 de agosto do mesmo ano. Na ocasião, o São Paulo empatou em 0 a 0 contra o Athletico-PR, em partida válida pela Copa Sul-Americana, no Morumbi.
Oscar, que atuou durante os 90 minutos do jogo, perdeu um pênalti na disputa que resultou na eliminação do Tricolor Paulista na competição. O atleta só voltou a jogar pela equipe em março de 2009, quando atuou por oito minutos na goleada por 5 a 0 sobre o Mirassol.
Ao todo foram 14 jogos entre 2008 e 2009, além de estar no plantel quando o clube foi Campeão Brasileiro. Apesar disso, Oscar não atuou pelo clube na competição.Play Video
No fim do ano seguinte, o meio-campista acionou o Tricolor na Justiça, alegando que, aos 16 anos, havia sido coagido pela diretoria do clube para assinar um contrato de cinco temporadas. A última partida de Oscar no São Paulo foi em 29 de novembro, quando a equipe perdeu de 4 a 2 para o Goiás.
Após saída tumultuada da equipe paulista, Oscar se transferiu para o Internacional, onde ganhou projeção.
Passagem pelo Internacional
Oscar foi anunciado como novo reforço do Internacional em junho de 2010. Após iniciar no time sub-23, o meia logo ganhou espaço na equipe principal. A primeira partida pelo Colorado foi em 15 de agosto do mesmo ano, quando a equipe gaúcha foi derrotada por 3 a 0 pelo Fluminense no Brasileirão.
Pelo clube, foram 70 jogos, 19 gols e 22 assistências. Oscar foi campeão estadual em duas oportunidades, além de ter conquistado a Recopa Sul-Americana.
O meia ficou no Colorado até junho de 2012, quando acertou sua transferência para o Chelsea, da Inglaterra. Aos 20 anos de idade, o brasileiro foi a venda mais cara da história do Internacional. O clube inglês desembolsou R$ 79,2 milhões pelo atleta.
Estreia pelo Chelsea com gol histórico
A estreia de Oscar pelo Chelsea foi especial. O meia fez sua primeira partida como titular na Champions League contra a Juventus, no dia 19 de setembro de 2012.
Oscar marcou dois gols, sendo um deles considerado pelo jogador o mais bonito de sua carreira. Após se livrar do experiente Pirlo com um “drible da vaca”, o meia acertou um chute no ângulo do gol de Buffon.
Ao todo, ele conquistou duas Premier League, uma Copa da Liga Inglesa e a Europa League de 2012-13. Foram 203 jogos, 38 gols e 36 assistências pelos Blues.
Em dezembro de 2016, Oscar foi negociado pelo Chelsea com o Shanghai Port, da China, por 60 milhões de euros (cerca de R$ 212 milhões).
Futebol chinês
Oscar estreou no futebol chinês com o pé direito. Em 7 de fevereiro de 2017, na partida contra o Sukhothai FC, da Tailândia, o brasileiro marcou seu primeiro gol na vitória do Shanghai Port por 3 a 0.
A passagem pela Ásia rendeu três títulos do Campeonato Chinês ao meia, que se despediu como ídolo da torcida.
Seleção Brasileira
Oscar estreou com a amarelinha em 14 de setembro de 2011, contra a Argentina, no Superclássico das Américas. Pela Seleção Brasileira, Oscar foi medalhista de prata em Londres 2012 e campeão da Copa das Confederações em 2013, além de ter disputado a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, como titular absoluto.
O meia vestiu a camisa do Brasil em 48 jogos, marcando 12 gols.