O Exército Brasileiro inicia, nesta quarta-feira (4/1), pela primeira vez, a Seleção Complementar do Alistamento Militar Inicial para mulheres. Serão mil vagas destinadas a mulheres na Força em todo o país, sendo 182 em Brasília (DF).
O processo seletivo, que é eliminatório, será o mesmo aplicado aos homens, o que inclui as seguintes etapas: revisão médica e odontológica, exames e avaliações de habilidades específicas e entrevista individual. A ação é um desdobramento do marco anunciado em 2025, pelo Ministério da Defesa.
No ano passado, mais de 34 mil jovens se alistaram em todo o Brasil. Somente em Brasília, mais de 900 jovens do sexo feminino foram chamadas para participar dessa fase.
Segundo a Pasta, o programa de alistamento feminino conta com um trabalho de combate ao assédio moral e sexual, normativas específicas, canais de ouvidoria e espaço de acolhimento para receber essas mulheres.
Ainda segundo a Defesa, inicialmente, são oferecidas 1.467 vagas, sendo 157 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea. As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, abrangendo unidades militares das três Forças em 13 estados, além do Distrito Federal.
Essa fase do processo vai até o dia 20 de fevereiro em todo o país, mas as datas variam de acordo com o cronograma de cada Força. Em Brasília, a seleção será realizada no Setor Militar Urbano.






