A Secretaria do Tesouro Nacional suspendeu, nesta terça-feira (22), a venda de títulos públicos no mercado financeiro. Esta é a quarta paralisação provocada pela greve dos servidores da instituição que cobram reajuste salarial.
As operações de resgate antecipado e agendamentos com datas seguintes a esta terça-feira podem ser feitas normalmente, segundo a nota.
Vale lembrar que os resgates de investimentos feitos fora do prazo de vencimento dos títulos estarão sujeitos a marcação a mercado, ou seja, serão reajustados conforme os preços praticados no mercado neste momento, o que pode comprometer o retorno esperado inicialmente.
A greve dos servidores completa três meses na próxima semana, de acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical). Eles pedem a implementação do reajuste salarial da categoria na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 e no Orçamento do próximo ano.
“Apesar da mobilização, o governo ainda não sinalizou abertura para retomar o diálogo. Parlamentares têm expressado apoio aos servidores. Mais de 10 ofícios já foram enviados à ministra Esther Dweck, solicitando que receba os dirigentes do Unacon Sindical para buscar uma solução que ponha fim ao impasse. Até o momento, porém, não houve avanço significativo”, diz a Unacon, em nota.