Cerca de 100 idosos que frequentam o Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, mantido pela Prefeitura de Palmas, participam do projeto ‘Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade’, que oferece ao grupo a oportunidade de cantar e dançar boleros sob a curadoria do artista Mello Júnior. Os ensaios já estão em andamento para a grande apresentação gratuita aberta à comunidade, marcada para quinta-feira, 4, no salão de entrada do Parque.
Mello Júnior destaca que se trata de um projeto desenvolvido com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), via Secretaria Estadual da Cultura e Ministério da Cultura (MinC). “É também uma forma de homenagear o meu pai, hoje com 95 anos, que me ensinou a gostar de música e me apresentou ao universo dos boleros”, disse emocionado.
Para as amigas Diana Araújo e Vilma Gomes, as oficinas representam aprendizado e novas formas de celebrar a vida. “Olha que maravilha: os professores nos ensinando a dançar, a cantar e nos preparando para uma apresentação com toda paciência e carinho. É muito gratificante. Estou ansiosa por esse dia”, destacou Diana.
Por sua vez, Vilma revelou que nunca havia dançado e que sentia vergonha de se expressar em público. “Estou muito feliz porque venci o medo, estou me sentindo livre e capaz. Com certeza, as oficinas me ajudaram muito nessa transformação”.
As oficinas de expressão corporal, canto coral e dança foram conduzidas pelos artistas Felipe Trindade, Mello Júnior e France Santos. As atividades proporcionaram aprendizado artístico, convivência, socialização e estímulo físico e emocional, preparando os idosos para integrar o espetáculo final.
Grupo de Convivência
As atividades do Projeto Música, Memória e Bem-estar são realizadas em parceria com o Grupo de Convivência Alegria de Viver, coordenado pela psicóloga Gil Soares, que se reúne todas as sextas-feiras com os idosos. “Nossa maior alegria é promover integração, trazer novas atividades, projetos e parcerias. Assim podemos dar mais alegria e mais cor à vida de cada um deles”, definiu a psicóloga.