O Ministério da Agricultura e o Sebrae vão assinar um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (6/8) para desenvolver ações conjuntas que aumentem a produtividade e a competitividade dos pequenos negócios do campo.
Um dos objetivos é habilitar 2,5 mil estabelecimentos com o Selo Arte, certificado de identidade que permite a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o país. A parceria também prevê iniciativas de acesso a mercados e sustentabilidade.
“Vamos trabalhar os serviços de inspeção municipal dos consórcios para que eles façam a adesão ao Sisbi e ampliem a comercialização, trabalharemos também no aumento do número de serviços de inspeção municipal consorciados e não consorciados, reduzindo a informalidade. Queremos, por meio dessa iniciativa, destacar a importância da inclusão produtiva dos pequenos produtores para o desenvolvimento econômico, a valorização cultural e a segurança do alimento”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima, em nota.
“Em parceria com o Sebrae, realizamos o ConSIM, ampliando a adesão de municípios ao Sisbi-POA e levando a garantia de qualidade e comercialização dos produtos para muito mais pessoas, isso fez com que saíssemos de cerca de 300 para quase 1000 cidades contempladas. E, agora, vamos levar ainda mais oportunidades com o Selo Arte, que agrega valor a esses produtos”, ressalta o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.