Ações para resolver os transtornos causados pelos animais de grande porte soltos nas vias públicas em Paraíso, serão foco de uma parceria entre a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).
O assunto foi tratado durante reunião na última sexta-feira, 31, entre o secretário de Meio Ambiente, Wagner Medeiros, o coordenador de Gestão Ambiental, Jakssael Pablo, e o chefe da unidade local da Adapec, Dhyefferson Tavares Ferreira, juntamente com a equipe técnica do órgão.
Wagner Medeiros enfatizou a importância da colaboração entre as instituições para garantir a segurança da população e a proteção dos animais.
“Sem dúvida que a parceria com a Adapec será primordial, assim como a que já fizemos com o 8º Batalhão da Polícia Militar de Paraíso. Com essa nova parceria, as propriedades as quais esses animais pertencerem serão fiscalizadas para averiguação de cadastro e vacinação desses animais” enfatizou o secretário .
A reunião culminou em um compromisso de trabalhar em conjunto para desenvolver soluções eficazes e sustentáveis que garantam o bem-estar dos animais e a segurança da população.
A visita enfatiza o compromisso da gestão Celso Morais e Ubiratan Carvalho em abordar questões ambientais e zootécnicas, promovendo um diálogo aberto entre as entidades envolvidas.
A expectativa é que, com essa parceria, as ações de fiscalização e apreensão dos animais soltos estejam cada vez mais próximas.
O secretário reforçou a necessidade de que os proprietários desses animais os mantenham presos para evitar transtornos, tendo em vista que o Código de Postura do município proíbe a criação de animais de produção soltos em vias públicas e esse tipo de situação pode ocasionar multas que podem ultrapassar R$2 mil por animal, além da possibilidade de apreensão e doação desses animais.