quinta-feira, 9 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Para indústria de aves e suínos, desabastecimento no RS é “inevitável”

Segundo a ABPA, há ao menos sete unidades de aves e suínos paradas no Estado e problemas logísticos inviabilizam toda a cadeia

por Ascom
06/05/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

As chuvas e inundações que deixaram ao menos 78 mortos e mais de 100 desaparecidos no Rio Grande do Sul, além de milhares de desabrigados, já elevam o risco de desabastecimento de alimentos no Estado.

No domingo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse, em entrevista ao lado do presidente Lula e de vários ministros, que as inundações vão impactar as cadeias produtivas de proteínas animais porque aves e suínos não estão sendo entregues nos frigoríficos [para abate], o que deve causar desabastecimento. “O frigorífico também foi atingido, está colapsado. Isso atinge também os trabalhadores, naturalmente. Mas tem também uma questão de desabastecimento”, afirmou.

ARTIGOSRELACIONADOS

Crédito das fotos: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins avança na rastreabilidade bovina e inicia projetos-piloto em propriedades rurais

09/04/2026
A iniciativa tem como objetivo orientar os servidores sobre planejamento financeiro, consumo consciente e prevenção ao superendividamento.

Adapec promove palestras no Dia D da Semana de Educação Financeira

09/04/2026

Ele disse que a Secretaria de Agricultura do Estado está acompanhando a situação junto a empresas produtoras de proteína animal e alimentos, que tiveram as operações paralisadas por conta das inundações.

Segundo Leite, “serão necessárias medidas de apoio para reconstrução das unidades de produção agropecuária por conta da questão do abastecimento”.

“É um cenário bastante caótico”, afirmou Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ele disse que ainda é cedo para calcular os prejuízos, já que a prioridade agora é salvar vidas. Além disso, muitas áreas sequer têm acesso a sinais de telecomunicações.

Segundo Santin, há ao menos sete plantas de aves e suínos paradas no Estado. Em cinco, o transporte dos trabalhadores foi inviabilizado pelas inundações. As outras duas não estão recebendo insumos ou estão sem água potável.

As inundações nas cidades, a interrupção de estradas e a queda de pontes está inviabilizando a cadeia. Em muitos casos, as rações não chegam aos criadores e não é possível fazer o transporte de animais. Além disso, muitos trabalhadores tiveram que sair de suas casas ou não conseguem chegar às fábricas, e a produção da carne não encontra contêineres nem via de escoamento.

Para a ABPA, é “inevitável” o desabastecimento de carne, ovos nos supermercados do Estado. E os efeitos também poderão ser sentidos para além das fronteiras gaúchas. O Rio Grande do Sul representa 11% do abate de frangos e 20% do abate de suínos do Brasil.

As empresas estão adotando algumas medidas emergenciais, como troca de rações entre as unidades mais próximas e com algum acesso logístico para garantir a alimentação dos animais.

A ABPA também tem dialogado com o Ministério da Agricultura para remanejar o abate dos animais para frigoríficos que não foram impactados, garantindo abates extras nessas unidades.

Porém, disse Santin, mesmo com a chegada de alimentos de fora do Estado, ainda há o desafio de distribuição, já que estradas seguem inundadas e houve queda de pontes. Ele afirmou ainda que há risco de não cumprimento de contratos de exportação de carnes.

Segundo o dirigente, a ABPA está em conversas com o Ministério da Agricultura para solicitar uma linha de apoio aos produtores para manter a produção ativa.

No fim de semana, produtores gaúchos seguiam tentando salvar o que fosse possível, de animais a lavouras. Em Triunfo, na região metropolitana de Porto Alegre, mais de 500 bois foram resgatados de fazendas de criação em três dias. O resgate foi realizado por uma empresa prestadora de serviço, que atendeu 80 produtores.

“No último dia que trabalhei, havia cerca de 100 cabeças de gado em um galpão e nós conseguimos retirar apenas 80. Em torno de 20 a 25 cabeças de gado ficaram dentro do galpão e acabou perdendo”, contou Henrique Ramos, da família proprietária da empresa.

Em Capão do Leão, no sul do Estado, Antonio Quinto Di Cameli, sócio-administrador da fazenda Estância da Gruta, decidiu entrar em campo e colher sua produção o quanto antes para evitar perdas maiores. A intenção é colher os 25% de sua área de soja que ainda resta para ser colhida.

As possíveis perdas nas lavouras gaúchas influenciaram o mercado futuro da bolsa de Chicago na última sexta-feira. Os lotes com entrega para julho fecharam em alta de 1,33%.

“Essa alta no preço pode ser atribuída, em parte, às enchentes que deixaram algumas lavouras de soja submersas. Também há um problema logístico (…) vai ser difícil para as tradings cumprirem seus compromissos de exportação agora em maio”, disse Luiz Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

Anterior

Vacinação contra dengue é ampliada para pessoas de seis a 59 anos em Palmas

Próximo

ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel

Próximo

ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel

LEIA TAMBÉM

Palmas

Servidores da SSP participam de oficina de educação financeira com foco em planejamento e comportamento em Palmas

09/04/2026
Tocantins

Governo do Tocantins firma parceria com Programa Terra Viva e garante R$ 8 milhões anuais para investimentos no campo

09/04/2026
Tocantins

Agência de Metrologia intensifica fiscalização de bombas de combustível e presidente acompanha ação em postos

09/04/2026
Palmas

Procon Tocantins encontra variação de até 128% nos preços das carnes em Palmas

09/04/2026
Palmas

Chuva intensa derruba árvores e mobiliza Defesa Civil na região norte de Palmas 

09/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

SES-TO participa da 1ª Semana de Educação Financeira e capacita servidores em gestão de finanças

09/04/2026
Agricultura e Pecuária

Governo do Tocantins avança na rastreabilidade bovina e inicia projetos-piloto em propriedades rurais

09/04/2026
Tocantins

SES-TO apresenta Relatório Anual de Gestão 2025 no Conselho Estadual de Saúde, com ampliação dos serviços e campanha contra a dengue

09/04/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas paga auxílio-alimentação nesta sexta-feira, 10

09/04/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica manutenção de vias não pavimentadas no Setor Universitário

09/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • SES-TO participa da 1ª Semana de Educação Financeira e capacita servidores em gestão de finanças
  • Governo do Tocantins avança na rastreabilidade bovina e inicia projetos-piloto em propriedades rurais
  • SES-TO apresenta Relatório Anual de Gestão 2025 no Conselho Estadual de Saúde, com ampliação dos serviços e campanha contra a dengue

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Fotos: Loise Palacio

SES-TO participa da 1ª Semana de Educação Financeira e capacita servidores em gestão de finanças

09/04/2026
Crédito das fotos: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins avança na rastreabilidade bovina e inicia projetos-piloto em propriedades rurais

09/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.