A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu manter a escala de arbitragem para o clássico entre Palmeiras e Corinthians, marcado para esta quarta-feira (6), no Allianz Parque, em São Paulo, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Corinthians enviou um ofício à entidade que comanda o futebol brasileiro nesta terça-feira (5), solicitando a substituição do árbitro de vídeo designado para o Dérbi. Caio Max Augusto Vieira, escalado como VAR do confronto, é acusado de ter utilizado uma plataforma de streaming para ofender o clube.
A Itatiaia apurou que a CBF trata o episódio como uma “fake news” e que esse posicionamento já havia sido apresentado à diretoria corintiana em 2024, quando o clube fez reclamações sobre a presença de Caio em escalas.
A entidade argumenta, ainda, que o árbitro atuou em partidas do Corinthians contra Vitória e Santos em 2025, sem que houvesse registro de queixas formais.
A CBF não vai se manifestar oficialmente, mas nega qualquer possibilidade de alterar a escala do clássico, que terá Anderson Daronco como árbitro principal. A informação foi publicada inicialmente pelo Lance!.
Entenda a polêmica
O Corinthians contesta a escalação de Caio Max Augusto Vieira para ser o VAR do clássico contra o Palmeiras, nesta quarta-feira (6), pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, no Allianz Parque.
O departamento jurídico do Timão, inclusive, enviou um ofício à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na manhã desta terça-feira (5), pedindo sua substituição.
Em 2024, Leonardo Pantaleão, diretor jurídico do Corinthians, já havia solicitado à entidade que comanda o futebol brasileiro que Caio não fosse mais escalado para partidas do Timão. O pedido foi motivado por uma acusação de que o árbitro, usando o perfil “juizfifaplayer” em uma plataforma de streaming, teria escrito: “O Timão que se f…”.
A nomeação de Caio Max Augusto Vieira para o Dérbi, inclusive, gerou revolta entre corintianos nas redes sociais, justamente pelo suposto episódio.
A arbitragem tem sido um tema quente desde a partida de ida da eliminatória entre os rivais. O Palmeiras alega ter sido prejudicado na Neo Química Arena, e o Corinthians teme que a pressão palestrina interfira no duelo da volta. No primeiro jogo, o Alvinegro venceu o clássico por 1 a 0, com gol de Memphis Depay.
Não por acaso, a arbitragem do jogo no Allianz foi um dos temas abordados pelo executivo de futebol Fabinho Soldado em encontro na CBF, nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro.