A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), iluminou os prédios públicos na cor lilás, em alusão à campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a sociedade no engajamento pelo rompimento do ciclo de violência contra a mulher.
Entre os espaços iluminados estão o Espaço Cultural e o Prédio Buriti. Destaca-se também a Casa da Mulher Brasileira de Palmas, referência no acolhimento e proteção de vítimas de violência. A unidade oferece atendimento 24 horas por dia e reúne, em um único local, serviços especializados, além de uma rede integrada de apoio com órgãos públicos voltados à assistência social, saúde, justiça e orientação psicológica e jurídica.
“Com a iluminação dos espaços públicos na cor temática, a intenção é reforçar o alerta à sociedade sobre a gravidade da violência contra a mulher e a importância do engajamento de todos nessa campanha”, pontuou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha nacional instituída pelo Governo Federal, que transforma o mês de agosto em um período de mobilização social para o enfrentamento da violência contra a mulher. A escolha do mês é uma referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), em 7 de agosto, marco legal no combate à violência doméstica no Brasil.