Adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, de ambos os sexos, que ainda não se imunizaram contra o Papilomavírus Humano (HPV) já podem se vacinar em uma das unidades de saúde de Palmas. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), anunciou a ampliação temporária da faixa etária. A vacina segue disponível para o público originalmente recomendado, que inclui meninos e meninas de 9 a 14 anos.
A medida vale de 1º de abril a 30 de junho. Para receber a vacina, os adolescentes devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, das 8h às 17h, levando documento de identificação com foto, cartão de vacinação e cartão SUS. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável para receber a aplicação.
A ampliação da faixa etária foi determinada pelo Ministério da Saúde (MS). Em Palmas, a estimativa é que mais de 12 mil adolescentes dessa idade ainda não tenham sido imunizados no período recomendado. O HPV é um vírus altamente transmissível pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas e está entre as principais causas do câncer de colo do útero, além de estar associado a outros tipos de câncer, como os de garganta, ânus e pênis. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, reduzindo significativamente o risco de infecção e suas complicações.