A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em parceria com a Associação dos Oficiais Militares do Estado do Tocantins (AOMETO), promoveu nesta terça-feira, 30, uma palestra intitulada “Análise Econômica do Direito Penal: Economia do Crime”. O evento, realizado no Auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas, contou com a presença de policiais militares, bombeiros militares, juízes, promotores, advogados e demais profissionais da área jurídica.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública para estarem cada vez mais preparados no enfrentamento ao crime organizado. “Cada vez mais, precisamos nos qualificar com formação adequada e promover a integração entre todos os órgãos de segurança para combater efetivamente esse crime”, afirmou.
“A escolha desse tema é fundamental, pois discute como as forças de segurança podem trabalhar de forma integrada, visando a cooperação e de forma inteligente para captar essas informações das organizações criminosas e atuar de forma mais contundente contra a criminalidade”, afirmou o Tenente-Coronel PM João Leyde de Souza Nascimento, Presidente da AOMETO.
O professor Dr. Pery Francisco Assis Shikida, foi o palestrante, e abordou a complexa relação entre economia e direito penal, desvendando os mecanismos econômicos que motivam a prática de crimes e as implicações jurídicas desse fenômeno. A palestra, solicitada pela AOMETO e pela Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça (ASTJ), proporcionou uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a economia do crime, tema cada vez mais relevante no cenário atual.
O palestrante destacou fatores determinantes para o possível crescimento deste tipo de violação da lei. “Realizamos pesquisas por meio de questionários aplicados a presos por crimes de natureza econômica e, através de análises estatísticas econométricas, identificamos os fatores que levam um jovem a ingressar no mundo do crime. Esses fatores tendem a ser cobiça, ambição e ganância excessiva”, explicou.
O evento, que contou com o apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), demonstra o compromisso das instituições em promover a capacitação contínua dos seus profissionais e a busca por soluções mais eficazes para o combate à criminalidade.
Presenças
Estiveram presentes no evento o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, o Coronel BM Peterson Queiroz de Ornelas; o Presidente da AOPMETO e Diretor de Programas Sociais da PMTO, o Tenente-Coronel PM João Leyde de Souza Nascimento; o juiz Fabio Costa Gonzaga e a senhora Orfila Leite Fernandes.
Comentários sobre este post