A partir de 2026, o Oscar incluirá uma nova categoria entre as tradicionais: a de Melhor Elenco, que reconhecerá os diretores de elenco responsáveis pela seleção dos atores de um filme. Como ato inaugural, a Academia anunciou, na terça-feira (18), a realização de um evento com os profissionais da área.
O evento, intitulado “Breaking the Oscar Ceiling: Casting Directors”, acontece em 21 de fevereiro, no Museu da Academia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir das sete da noite (horário local).
No entanto, a adição da categoria não é uma novidade. O anúncio da nova honraria foi feito em 2024, com as regras já definidas para a cerimônia do Oscar 2026, 98ª edição do prêmio, para filmes lançados em 2025.
O prêmio de Melhor Elenco é a primeira nova categoria incluída no Oscar desde 2001, quando foi criada a de Melhor Longa de Animação. Com essa adição, a premiação voltará a contar com 24 categorias.
Ao longo dos anos, alguns membros da ala de Diretores se opuseram à criação da categoria, argumentando que o título “Diretor de Elenco” e o processo de seleção de atores poderiam gerar um conflito, tanto em relação à nomenclatura quanto ao seu envolvimento nesse aspecto do filme.
Para a próxima cerimônia, também foi reportado pela Variety que a Academia está avaliando a possibilidade de exigir a divulgação obrigatória do uso de IA nos filmes.Play Video
Atualmente, os cineastas têm a opção de informar se utilizaram inteligência artificial, por meio de um formulário opcional. No entanto, os governadores e comitês da AMPAS estão investigando as diferentes formas de aplicação da IA nas produções, com o objetivo de implementar essa exigência nas regras do Oscar de 2026, que devem ser publicadas em abril deste ano.
O Oscar 2026 ainda não conta com data oficial. A edição de 2025 acontece em 2 de março com apresentação do comediante Conan O’Brien.