O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, de 25 anos, foi classificado como preso de “alta periculosidade” – o terceiro nível mais elevado em uma escala de quatro graus adotada pelo sistema prisional do estado do Rio de Janeiro.
A definição consta na Guia de Recolhimento de Presos anexada aos documentos e encaminhada à Delegacia de Capturas da Polinter e encaminhada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Oruam se entregou à polícia na última terça-feira (22), um dia após a Justiça do RJ expedir um mandado de prisão preventiva contra o artista. O rapper foi indiciado por sete crimes: tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.Play Video
Segundo a investigação, ele teria impedido a apreensão do “Menor Piu” – adolescente investigado por tráfico e roubo, na noite de segunda-feira (21).
Presos considerados de alta ou altíssima periculosidade têm seus casos analisados pelo Conselho de Inteligência das Polícias do Estado do Rio de Janeiro (Cinperj). A avaliação leva em conta uma série de critérios, como reincidência, gravidade dos delitos, uso de violência, vínculos com facções criminosas e comportamento na prisão.
Oruam está na Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo de Gericinó, conhecida como Bangu 3, o mesmo presídio onde foi levado o também rapper Marlon Brendon Coelho Couto, o MC Poze do Rodo, de 26 anos, preso no final de maio por suspeita de apologia ao crime e associação ao tráfico.
Ao dar entrada no sistema prisional, Poze declarou afinidade com o Comando Vermelho, conforme informou a Seap. Ele responde ao processo em liberdade.