Em alusão ao mês de outubro, que está sendo dedicado a ações de prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa em todo o Brasil, na manhã desta sexta-feira, 24, policiais civis da 4ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Colinas do Tocantins) estiveram na Academia da Saúde de Arapoema, onde participaram de uma roda de conversa com o tema: “Combate à Violência contra a pessoa idosa: Proteção, Dignidade e Respeito”.
A ação faz parte da Operação “Virtude” e no decorrer da visita, a equipe da 4ª DEAMV ministrou a palestra com o tema acima mencionado com o intuito de conscientizar a comunidade idosa que frequenta a academia, sobre seus direitos. Na ocasião, de forma clara, e com linguagem acessível, os policiais civis também orientaram os idosos sobre temas como qualidade de vida, importância da convivência social, visando o bem-estar e formas de denunciar crimes como maus- tratos, dentre outros.
No local, os policiais civis também verificaram as condições de atendimento dispensadas aos idosos pela equipe multidisciplinar do local, no sentido de avaliar a ocorrência de alguma irregularidade. Por fim, a equipe da 4ª DEAMV, juntamente com os membros do Conselho Regional de Assistência Social (CRAS) Secretaria da Saúde, da Juventude e da Assistência Social, promoveram um momento descontraído com a prática de exercícios e integração com os idosos, proporcionando bem-estar, movimento e alegria.
Ao final da ação social, os policiais civis responderam perguntas e tiraram dúvidas dos presentes quanto aos temas falados durante a palestra. A iniciativa é de grande importância e fortalece as relações entre a Polícia Civil e essa parcela da população mais vulnerável que necessita de máxima proteção e cuidado.
O delegado-regional, Jodivan Benevides, que também é o titular da 4ª DEAV -Colinas, ressalta que o evento faz parte do plano de atuação da Unidade Especializada que inclui ações de prevenção, orientação e combate às violências física e psicológica, dentre outras, contra a pessoa idosa. “A palestra e demais ações promovidas pela 4ª DEAMV, hoje, em Arapoema tem grande importância e reforçam a atuação preventiva da Polícia Civil no sentido de garantir a integridade física e psicológica da pessoa idosa. O objeto desta ação, que faz parte da operação Virtude, é garantir que os idosos conheçam seus direitos e não sejam vítimas de qualquer tipo de violência. Eles merecem respeito, atenção, cuidado e carinho e a Polícia Civil do Tocantins está empenhada para que seus direitos e garantias sejam resguardados”, frisou a autoridade policial.







