A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 66ª Delegacia de Polícia de Miranorte, concluiu nesta sexta-feira, 8, investigação que apurou um caso de perseguição e chantagem contra uma mulher de 30 anos no município. A ação faz parte da Operação Shamar, iniciativa de combate à violência contra a mulher.
Segundo o delegado José Lucas Melo, titular da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), a vítima procurou a delegacia na última terça-feira, 5, relatando que vinha sendo perseguida por seu ex-namorado, de 48 anos. O homem, inconformado com o fim do relacionamento, passou a segui-la após ser bloqueado em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Sem sucesso na tentativa de reaproximação, o autor passou a ameaçar a vítima, utilizando registros íntimos e mensagens trocadas durante o relacionamento. Ele chegou a chantageá-la, prometendo divulgar as informações com o objetivo de causar prejuízos pessoais e afetivos.
A equipe da Polícia Civil agiu com celeridade. Medidas protetivas de urgência foram solicitadas e deferidas pelo Poder Judiciário. O suspeito foi localizado, ouvido e confessou a prática dos crimes. O celular dele foi apreendido e será periciado para complementar as provas no inquérito.
“O caso foi solucionado com rapidez porque levamos esse tipo de denúncia com a seriedade que merece. Esse trabalho ágil mostra à vítima que ela não está sozinha, e ao agressor, que há limites e consequências para seus atos”, destacou o delegado José Lucas Melo.
O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário da Comarca de Miranorte. A investigação segue vinculada à Operação Shamar, que reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado.