Neste sábado, 04, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) intensificou a fiscalização ambiental no Rio Araguaia, por meio da “Operação Protetor dos Biomas”, e autuou cindo homens, por transporte de espécimes da fauna silvestre sem autorização, e pescado ilegal. As ações foram conduzidas por equipes conjuntas do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Na primeira abordagem, os policiais interceptaram uma canoa de madeira transportando quatro grandes caixas térmicas. A vistoria revelou 360 quilos de pescado ilegal, incluindo espécies como tucunaré e pacu, cuja pesca e transporte estavam em desacordo com a legislação vigente.
O piloto da embarcação apresentou uma carteira de pescador profissional irregular. Os três ocupantes da embarcação foram imediatamente conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Caseara, para os procedimentos judiciais cabíveis ao ilícito.
Em consequência da pesca predatória e do transporte irregular, um Auto de Infração Ambiental foi lavrado contra os responsáveis, totalizando uma multa no valor de R$ 10.200,00 (dez mil e duzentos reais).
O pescado apreendido foi formalmente destinado a uma instituição social sem fins lucrativos, de acordo com o Termo de Apreensão e os procedimentos legais de destinação de produtos perecíveis.
Apreensão de Tartaruga-da-Amazônia e ovos de Tartaruga Marinha
Em uma segunda ação, realizada na madrugada, as mesmas equipes abordaram outra embarcação, onde dois homens foram flagrados transportando espécimes da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente.
Foram localizadas 12 espécimes vivas de Tartaruga-da-Amazônia e quatro quilos de ovos de tartaruga, caracterizando um grave ilícito ambiental contra espécies nativas da região.
Diante do flagrante, dois Autos de Infração Ambiental foram lavrados contra os envolvidos, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), resultando em uma multa de R$ 62.000,00 (sessenta e dois mil reais). As 12 tartarugas apreendidas foram soltas imediatamente em seu habitat natural, enquanto os ovos foram depositados em local adequado, seguindo os procedimentos técnicos de preservação da espécie.
As ações desta fase da operação na região do Rio Araguaia iniciaram nesta quinta-feira, 02, e ainda estão em andamento, reafirmando o compromisso da PMTO com a preservação ambiental.
Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, essa Operação garante que biomas tocantinenses sejam respeitados e protegidos. “ O sucesso desta Operação no Rio Araguaia é fruto do trabalho de excelência que da Polícia Militar, demonstrando a firmeza da Instituição na defesa dos nossos recursos naturais. Não vamos tolerar a caça e a pesca predatórias, que causam danos irreparáveis à biodiversidade do Araguaia e ao futuro da nossa região”, destacou o Comandante-Geral.
Revisão Textual: Cleiber Levy