No início da tarde desta quarta-feira-feira (24), a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 79ª Delegacia de Lizarda/Rio Sono, com apoio da 3ª Companhia da Polícia Militar deflagrou a operação Pacificação, na Zona Rural de Rio Sono. Na ação foi efetuada a prisão de um homem de iniciais C.A.B.S., de 30 anos.
Conforme explica o delegado-chefe da 7ª DP, Túlio Pereira Motta, o indivíduo, que já tem condenação pelos crimes de tráfico de drogas, praticado em Pedro Afonso, roubo, em Palmas e tentativa de homicídio, cometido em Rio Sono, foi preso, mediante cumprimento a mandado de prisão, desta vez expedido pela Comarca de Novo Acordo. A ordem judicial foi emitida com a finalidade da regressão de regime do apenado.
Operação Pacificação
O delegado Túlio Motta ressalta que a prisão ocorreu no âmbito da operação Pacificação, realizada pela Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar. O objetivo é investigar uma tentativa de homicídio que ocorreu no último dia 13 de setembro no Povoado Mansinha, município de Rio Sono.
Na ocasião, um homem foi atingido por vários golpes de facão, em uma quadra de esportes do Povoado. O crime gerou comoção social devido o conflito ter se estendido ao interior da unidade de saúde local, onde um homem, a pretexto de agilizar o atendimento à vítima, passou a ameaçar de morte, chegando a perseguir com um facão os profissionais de saúde que trabalham no local.
Diante dos fatos, a população local promoveu reivindicações nas redes sociais cobrando mais segurança. Desse modo, nesta quarta-feira, a Polícia Civil informou que promoveu basicamente a instrução de todo o procedimento policial com a oitiva de praticamente todos os envolvidos. Os principais suspeitos dos delitos foram identificados e tão logo serão devidamente indiciados.
O indivíduo preso no local foi conduzido até Palmas, onde foi apresentado na 1ª Central de Atendimento e passou pelos procedimentos legais cabíveis e, em seguida, foi recolhido à Unidade Penal da Capital, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. O delegado Túlio Mota esclarece que a operação Pacificação já está resultando em mais segurança para a comunidade do Povoado Mansinha, visto que além dos envolvidos na tentativa de homicídio e nas ameaças de morte, já terem sido identificados, um condenado da Justiça também foi preso.
“Com a deflagração da operação Pacificação, a Polícia Civil, com o valoroso apoio da Polícia Militar, por meio da 3ª Companhia, está trazendo mais segurança e tranquilidade à população do Povoado Mansinha. Nesse sentido, vamos continuar intensificando nossas ações para que todo e qualquer delito seja devidamente apurado e os autores identificados e presos”, frisou a autoridade policial.