No âmbito da Operação Mulher Segura, a Polícia Civil do Tocantins, representada pela delegada Danyelle Toigo, realizou nesta quinta-feira, 5, uma palestra de conscientização voltada a estudantes adolescentes da Escola Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Wara.
A ação faz parte da estratégia nacional de enfrentamento à violência de gênero e, em 2026, marca também os 20 anos da Lei Maria da Penha, além de fazer alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março.
Com uma abordagem dinâmica e adaptada ao público adolescente, a delegada utilizou analogias relacionadas ao mundo digital e ao respeito ao “território pessoal” para explicar as condutas que configuram os cinco tipos de violência doméstica previstos na legislação: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
Além disso, a autoridade policial esclareceu as dúvidas mais frequentes dos estudantes e reforçou os canais de denúncia por meio dos quais a população pode comunicar diretamente à Polícia Civil casos de violência de gênero. Após o evento, a delegada destacou a importância de ações educativas como essa para a formação e conscientização dos jovens.
“A escola é o lugar onde formamos a mentalidade das novas gerações. Ao falar com adolescentes, nosso foco é a prevenção. Precisamos que eles entendam que o controle e o ciúme excessivo não são provas de amor, mas o início de um ciclo de violência que a Lei Maria da Penha combate com rigor há duas décadas”, destacou a delegada Danyelle Toigo.
Além do viés educativo, a Operação Mulher Segura segue com alta efetividade operacional em todo o estado, por meio do cumprimento de mandados de prisão e da fiscalização de Medidas Protetivas de Urgência (MPU), reforçando a atuação da Polícia Civil no combate à violência doméstica e na proteção das vítimas.
Revisão Textual: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins
Palestra foi ministrada em escola indígena – Divulgação PCTO
Público lotou a palestra em escola indígena – Divulgação PCTO






