O Sul do país segue sob efeito de uma forte onda de frio que registrou temperaturas negativas em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Dom Pedrito atingiu -4,2ºC, e atingiu a menor temperatura do país, seguida de Santana do Livramento com -3,1ºC, Alegrete com -1,9°C, Uruguaiana com -1,8°C, Santiago com -1,4°C e São Vicente do Sul com -0,9°C, até as oito da manhã desta terça-feira (9/7).
O frio vai seguir intenso, mas a quarta-feira (10/7) pode ser menos fria que a terça-feira. Segundo a Metsul Meteorologia, o oeste, o centro e o sul do Rio Grande do Sul devem ter o frio mais intenso de todo Estado. Além disso, uma baixa pressão deve levar ao aumento de nuvens e chuva em parte do Estado no começo do dia.
O alerta laranja de “perigo” por conta da onda de frio emitido pelo Inmet segue ativo para quase todo o Rio Grande do Sul, exceto para uma pequena faixa no norte do Estado. O aviso, que também é válido para o extremo sul de Santa Catarina, é de risco à saúde com temperatura 5ºC abaixo da média. A vigência vai até a manhã de quarta-feira, mas com possibilidade de ser prorrogado.
As geadas podem ocorrer nas fronteiras com o Uruguai e Argentina, segundo o alerta amarelo de “perigo potencial” do instituto. Com temperaturas mínimas próximas a 0ºC, há “risco leve” de perdas de plantações.
Além disso, há mais um alerta amarelo para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Vale do Itajaí, grande Florianópolis, norte e sul de Santa Catarina, Porto Alegre e nordeste do Rio Grande do Sul, a chuva deve ser intensa, com até 50 em 24 horas e ventos de até 60 km/h.
Um novo alerta laranja indica também chuvas de até 100 milímetros em 24 horas e ventos de até 100 km/h entre o Paraná e São Paulo, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. No Paraná, as áreas abrangidas são o norte e parte da região metropolitana de Curitiba. Em São Paulo, o aviso é válido para Bauru, Itapetininga, Presidente Prudente, Assis, região metropolitana e litoral sul, além do leste de Mato Grosso do Sul.
Comentários sobre este post