O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o aviso de onda de calor até esta terça-feira (30/12), especialmente para a região Sudeste. Os alertas estão classificados como de grande perigo, em vermelho, indicando risco à saúde e temperaturas até 5°C acima da média.
O calor extremo atinge os estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o órgão, a onda de calor deve se manter até o final da tarde de terça.
Nesta segunda-feira (29/12), São Paulo registrou um novo recorde de 37,2 °C, a maior temperatura em 64 anos. No Rio de Janeiro, a máxima chegou a 30 °C, com sensação térmica de 35 °C.
No domingo (28/12), o governo do Rio de Janeiro realizou uma megaoperação para combater o calor intenso, garantindo a distribuição gratuita de água potável em locais de grande circulação e na orla da cidade, segundo informou em suas redes sociais.
Eles afirmaram que a ação “integra o conjunto de medidas para amenizar os efeitos das altas temperaturas”.
Previsão de chuvas
O Climatempo prevê que a última semana do ano começará com chuvas, após um período de calor intenso durante o Natal. Segundo a empresa, o enfraquecimento do bloqueio atmosférico permite que as instabilidades se intensifiquem e se espalhem mais facilmente pelo país.
A virada do ano, ainda segundo o Climatempo, deve ter cenários distintos. Na Região Sul, a semana será marcada por calor e períodos de sol, além da chegada de uma nova frente fria, que deve manter a expectativa de temporais durante a tarde.







