quarta-feira, 26 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

OMS lança diretriz para tratamento do tabagismo; veja orientações

As recomendações incluem intervenções farmacológicas e digitais e o apoio comportamental individual ou em grupo

CNN por CNN
02/07/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
OMS lança primeira diretriz de tratamento para cessação do tabagismo em adultos
Foto: Seksan Mongkhonkhamsao/Getty Images

OMS lança primeira diretriz de tratamento para cessação do tabagismo em adultos Foto: Seksan Mongkhonkhamsao/Getty Images

CompartilharCompartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou no fim de junho sua primeira diretriz de tratamento clínico para o tabagismo em adultos. As recomendações incluem um conjunto abrangente de intervenções, como o apoio comportamental fornecido por profissionais de saúde, intervenções digitais e tratamentos farmacológicos.

Segundo a entidade, as recomendações são relevantes para todos os adultos que procuram abandonar vários produtos de tabaco, incluindo cigarros, narguilés, produtos de tabaco sem combustão, charutos, tabaco de enrolar e produtos de tabaco aquecido (HTPs).

ARTIGOSRELACIONADOS

Pexels

Cacau e chá podem proteger o coração dos efeitos do sedentarismo

25/11/2025
Getty Images

Novembro Azul: atividade física é arma contra câncer de próstata

25/11/2025

“Essa diretriz representa um marco crucial em nossa batalha global contra esses produtos perigosos”, afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Ela capacita os países com as ferramentas essenciais para apoiar efetivamente os indivíduos a parar de fumar e aliviar a carga global de doenças relacionadas ao tabaco.”

Ainda de acordo com a OMS, mais de 60% dos 1,25 bilhões de usuários de tabaco do mundo (mais de 750 milhões de pessoas) desejam parar de fumar, mas 70% não têm acesso a serviços eficazes de tratamento. Para a entidade, essa lacuna existe devido aos desafios enfrentados por sistemas de saúde, incluindo a limitação de recursos.

“A imensa luta que as pessoas enfrentam ao tentar parar de fumar não pode ser exagerada. Precisamos apreciar profundamente a força e o sofrimento suportado pelos indivíduos e seus entes queridos para superar esse vício”, diz Rüdiger Krech, diretor de Promoção da Saúde da OMS. “Essas diretrizes são projetadas para ajudar as comunidades e os governos a fornecer o melhor apoio e assistência possíveis para aqueles que estão nesta jornada desafiadora.”

Recomendações da OMS para tratamento do tabagismo

Entre as recomendações da OMS, estão terapias comprovadamente eficazes para a cessação do tabagismo. É o caso da combinação de farmacoterapia com intervenções comportamentais. Na nova diretriz, os países são encorajados a fornecer esses tratamentos a custo zero ou reduzido para melhorar a acessibilidade, principalmente em países de baixa e média renda.

A entidade recomenda, como tratamentos farmacológicos eficazes, a vareniclina, a terapia de reposição de nicotina (TRN), bupropiona e cistina. Em 2023, a OMS iniciou um procedimento de pré-qualificação de medicamentos contra distúrbios causados pelo uso do tabaco para melhorar o acesso global aos medicamentos recomendados para o tratamento. Em abril de 2024, a goma e o adesivo de nicotina da Kenvue se tornaram os primeiros produtos pré-qualificados pela OMS.

Entre as intervenções comportamentais, a entidade recomenda o aconselhamento breve para profissionais de saúde, oferecido rotineiramente em ambientes de cuidados de saúde. Isso deve ser feito com o apoio comportamental intensivo aos usuários de tabaco interessados, com aconselhamento individual, em grupo ou por telefone.

Intervenções digitais, como mensagens de texto, aplicativos para smartphones e programas de internet, também podem ser usadas como coadjuvantes ou ferramentas de autogestão no tratamento do tabagismo, de acordo com a diretriz da OMS.

Em comunicado, a entidade afirma que “incentiva os profissionais de saúde, os formuladores de políticas e as partes interessadas a adotar e implementar essa diretriz para promover a cessação do tabagismo e melhorar a saúde de milhões de pessoas necessitadas em todo o mundo.”

Anterior

Mega-Sena 2744: sorteio desta terça (2) tem prêmio estimado em R$ 120 milhões

Próximo

No Dia do Brigadista, BRK reforça importância do profissional para segurança do trabalho e meio ambiente 

Próximo

No Dia do Brigadista, BRK reforça importância do profissional para segurança do trabalho e meio ambiente 

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Em Brasília, Governo do Tocantins amplia articulação sobre infraestrutura durante o Fórum Nacional de PPPs e Concessões 

26/11/2025
Palmas

Agência de Regulação de Palmas aplica multa à BRK por reincidência

26/11/2025
Política

LOA 2026: Deputado Olyntho assume relatoria com foco em transparência e diálogo com a população

26/11/2025
Tocantins

Governo do Tocantins entrega certidão de reconhecimento à comunidade quilombola Burangaba Jacuba de Natividade

26/11/2025
Tocantins

Governo do Tocantins realiza 1º Encontro Temático de Construção da Igualdade Racial com debates, cultura e entrega de certificação quilombola

26/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Atlético-MG registra menor público na Arena MRV desde a inauguração

26/11/2025
Esportes

Futuro incerto: Santos irá avaliar benefícios em renovação de Neymar

26/11/2025
Política

Governador Laurez participa, a convite de Lula, da sanção de leis de autoria do deputado Ricardo Ayres

26/11/2025
Esportes

Atlético de Madrid x Inter de Milão na Champions: saiba onde assistir

26/11/2025
COLUNA DO LEAL

Prefeitura de Miracema melhora coleta de lixo, mas, ajustes são necessários

26/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Atlético-MG registra menor público na Arena MRV desde a inauguração
  • Futuro incerto: Santos irá avaliar benefícios em renovação de Neymar
  • Governador Laurez participa, a convite de Lula, da sanção de leis de autoria do deputado Ricardo Ayres

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Pedro Souza / Atlético

Atlético-MG registra menor público na Arena MRV desde a inauguração

26/11/2025
Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

Futuro incerto: Santos irá avaliar benefícios em renovação de Neymar

26/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.