sexta-feira, 12 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

OMS avalia se mpox deve voltar a ser declarada emergência global

Comitê de emergência foi convocado para esta quarta-feira (14)

por CNN
14/08/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
A mpox é uma doença zoonótica viral

A mpox é uma doença zoonótica viral

CompartilharCompartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para esta quarta-feira (14) comitê de emergência para avaliar o cenário de surto de mpox na África e o risco de disseminação internacional da doença. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na última quarta-feira (7), em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Segundo Tedros, a decisão de convocar o comitê de emergência levou em conta o registro de casos fora da República Democrática do Congo, onde as infecções estão em ascensão há mais de dois anos. O cenário se agravou ao longo dos últimos meses em razão de uma mutação que levou à transmissão do vírus de pessoa para pessoa.

ARTIGOSRELACIONADOS

HDT-UFNT oferta 16 vagas em programas de residência

12/06/2026
Governador Wanderlei Barbosa reúne-se com o secretário da Saúde para alinhar ações voltadas aos procedimentos ortopédicos (Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins)

Governador Wanderlei Barbosa determina abertura de nova sala cirúrgica e conclusão das obras do HGP

11/06/2026

Ontem (13), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África) declarou o cenário de mpox na região como emergência em saúde pública de segurança continental. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Jean Kaseya, ao citar a rápida transmissão da doença na África.

“Esse não é apenas mais um desafio. O cenário exige ação coletiva”, disse. “Nosso continente já presenciou diversas lutas. Já enfrentamos pandemias, surtos, desastres naturais e conflitos. Ainda assim, para cada adversidade, agimos. Não como nações fragmentadas, mas como uma única África. Resilientes, de forma engenhosa e resoluta.”

O que é Emergência de Saúde Pública global?

Uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional” (ESPII) representa o mais alto nível de alerta da OMS em relação a uma doença, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional da entidade. Para que um surto seja considerado uma emergência global, são levados em conta vários aspectos epidemiológicos, incluindo o potencial de transmissão, a população suscetível, a severidade da doença, a capacidade de impactar viagens internacionais, entre outros fatores.

O alerta enfatiza o risco de uma doença se disseminar para outros países através da propagação internacional, além de alertar para a necessidade de uma resposta internacional coordenada para a contenção dessa doença. Em janeiro de 2020, por exemplo, a Covid-19 foi declarada como uma ESPII e, em março, foi caracterizada como uma pandemia.

Números do mpox no mundo

De janeiro de 2022 a junho de 2024, a OMS registrou 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países. No período, foram contabilizadas ainda 208 mortes provocadas pela doença.

Dados do relatório de situação divulgado segunda-feira (12) pela entidade mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram notificadas em 26 países, “sinalizando transmissão contínua da mpox em todo o mundo”.

As regiões mais afetadas em junho, de acordo com o número de casos confirmados, são África (567 casos), América (175 casos), Europa (100 casos), Pacífico Ocidental (81 casos) e Sudeste Asiático (11 casos). O Mediterrâneo Oriental não notificou casos nesse período.

No continente africano, a República Democrática do Congo responde por 96% dos casos confirmados em junho. A OMS alerta, entretanto, que o país tem acesso limitado a testes em zonas rurais e que apenas 24% dos casos clinicamente compatíveis e notificados como suspeitos no país foram testados em 2024.

Pelo menos quatro novos países na África Oriental, incluindo Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda, reportaram seus primeiros casos de mpox – todos ligados ao surto em expansão na região. Já a Costa do Marfim registra um surto da doença, mas de outra variante, enquanto a África do Sul confirmou mais dois casos.

Nova variante da mpox tem maior letalidade

No fim de junho, a OMS chegou a alertar para uma variante mais perigosa da mpox. A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global de mpox em 2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%.

Vacina e prevenção contra mpox

Esta semana, a OMS publicou documento oficial solicitando a fabricantes de vacinas contra a mpox que submetam pedidos de análise para o uso emergencial das doses. O processo foi desenvolvido especificamente para agilizar a disponibilidade de insumos não licenciados, mas necessários em situações de emergência em saúde pública.

“Essa é uma recomendação com validade limitada, baseada em abordagem de risco-benefício”, destacou a entidade. No documento, a OMS solicita que os fabricantes de vacinas contra a doença apresentem dados que possam atestar que as doses são seguras, eficazes, de qualidade garantida e adequadas para as populações-alvo.

A concessão de autorização para uso emergencial, segundo a organização, deve acelerar o acesso às vacinas, sobretudo para países de baixa renda e que ainda não emitiram sua própria aprovação regulamentar. O processo também permite que parceiros como a Aliança para Vacinas (Gavi, na sigla em inglês) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) adquiram doses para distribuição.

O que é mpox?

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

Primeira emergência

Em maio de 2023, quase uma semana após alterar o status da covid-19, a OMS declarou que a mpox também não configurava mais emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, a entidade havia decretado status de emergência em razão do surto da doença em diversos países.

“Assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de resposta robusta, proativa e sustentável”, declarou, à época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

“Casos relacionados a viagens, registrados em todas as regiões, demonstram a ameaça contínua. Existe risco, em particular, para pessoas que vivem com infecção por HIV não tratada. Continua sendo importante que os países mantenham sua capacidade de teste e seus esforços, avaliem os riscos, quantifiquem as necessidades de resposta e ajam prontamente quando necessário”, alertou Tedros em 2023.

Anterior

Projeto Techinclusão da UFT oferece oportunidades a jovens indígenas do Tocantins

Próximo

Libertadores: Botafogo é superior ao Palmeiras e sai em vantagem nas oitavas

Próximo
Luiz Henrique e Igor Jesus marcaram os gols da vitória do Botafogo sobre o Palmeiras Vitor Silva/Botafogo

Libertadores: Botafogo é superior ao Palmeiras e sai em vantagem nas oitavas

LEIA TAMBÉM

Esportes

Morre Brito, zagueiro campeão do mundo em 1970 e ícone da seleção brasileira

12/06/2026
Segurança

Polícia Civil deflagra contra grupo responsável por onda de violência em Miracema do Tocantins

12/06/2026
Tocantins

Governo do Tocantins celebra reconhecimento das quebradeiras de coco babaçu como manifestação da cultura nacional

12/06/2026
Tocantins

Governador do Tocantins inaugura reforma da unidade da Adapec em Taipas

12/06/2026
Tocantins

Pavimentação da TO-387: “Ligação entre Conceição e Taipas fortalece logística e economia regional”, afirma Dorinha

12/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
Educação

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
Esportes

Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

12/06/2026
Economia

Saiba quais são os “vilões” que fizeram inflação subir 0,58% em maio

12/06/2026
Economia

Preços da construção civil sobem 0,36% em maio, diz IBGE

12/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas
  • Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reservatório Central no Câmpus de Palmas da UFT. A nova estrutura integra as ações de fortalecimento da infraestrutura hídrica da universidade e contribuirá para ampliar a segurança e a regularidade do abastecimento de água na unidade. (Foto: Divulgação/UFT)

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
O coordenador do Parque de Empreendedorismo, Qualidade Socioambiental e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins (Pequi-UFT), Silon Procath, participa nesta sexta-feira, 12, da banca de avaliação das soluções desenvolvidas na disciplina Habitats de Inovação em Rede, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Sapiens Park e o Inpetu Hub (UFSC). O evento será on-line, com transmissão pelo canal da Via Estação de Conhecimento no YouTube, reunindo especialistas e profissionais da área para avaliar propostas voltadas ao fortalecimento de ecossistemas de inovação e ao desenvolvimento de soluções inovadoras. O coordenador do Pequi, Silon Procath, reforça a inserção do parque tecnológico em debates nacionais sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, além de ampliar o intercâmbio de experiências com instituições de referência no país. "Participar desta banca representa uma oportunidade de contribuir com iniciativas que buscam fortalecer os ecossistemas de inovação no Brasil. Os habitats de inovação desempenham um papel fundamental ao conectar conhecimento, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, criando ambientes propícios para o surgimento de soluções que impactam positivamente a sociedade. Para o Pequi, essa troca de experiências com instituições e especialistas de diferentes regiões do país é essencial para fortalecer nossa atuação e ampliar as oportunidades de inovação e ao desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região do Matopiba", pontua. O Pequi atua na promoção da inovação, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia, com foco em áreas estratégicas como AgTechs, BioTechs e FoodTechs, áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região Amazônica e do Matopiba.

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.