O deputado Olyntho Neto (Republicanos) foi eleito, nesta quinta-feira, 5, tesoureiro da nova Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A escolha do parlamentar foi realizada durante a 27ª conferência da entidade, realizada, nesta semana, no Rio de Janeiro (RJ). “Fiquei muito feliz e honrado com a eleição, pois sei a importância grandiosa que tem a UNALE para o Tocantins, o Brasil e o mundo. Como tesoureiro, buscarei contribuir com ideias e propostas visando consolidar ainda mais a entidade, para que ela continue sendo uma importante aliada no fortalecimento da democracia e qualificação do Poder Legislativo Estadual”, declarou.
Olyntho elogiou o tema da conferência deste ano, “O Futuro da Educação no Brasil”, e destacou a importância dos debates para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e eficaz. “Ao longo do evento, nós tivemos a oportunidade de ouvir especialistas e debater sobre os desafios da Educação no país. A partir da troca de experiências com deputados de todo o país, adquirimos conhecimentos valiosos que, certamente, poderão ser aproveitados no exercício da atividade parlamentar, especialmente na construção de leis que busquem aperfeiçoar e ampliar as políticas públicas voltadas para o processo educacional”, enfatizou.
A nova Diretoria Executiva da UNALE será presidida pela deputada Jucelia Oliveira Freitas, a Tia Ju (Republicanos), do Rio de Janeiro. Além de Olyntho, outros dois deputados tocantinenses, Valdemar Júnior (Republicanos) e Gutierres Torquato (PDT), também farão parte da próxima gestão, cujo trabalho tem duração de um ano (2025-2026).
Vice-presidente da COPA
Participativo nos órgãos de representação legislativa, Olyntho também foi eleito, em março deste ano, vice-presidente da Confederação Parlamentar das Américas. A eleição foi realizada na sede da Assembleia Nacional de Quebec, no Canadá. Com o objetivo de criar um ambiente de integração entre os povos em prol do progresso e desenvolvimento, a COPA reúne os congressos e as assembleias de estados unitários, federais, federados e associados, os parlamentos regionais e as organizações interparlamentares das Américas.