A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrou na última segunda-feira, 30, a 7ª edição da Oficina de Comunicação Não Violenta. A atividade foi realizada na Sala de Humanização da Fesp e teve como público-alvo agentes públicos envolvidos na gestão e execução do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com foco no fortalecimento do relacionamento entre profissionais do SUS e a população, a oficina teve como objetivo promover um atendimento mais humanizado e eficiente. As atividades foram organizadas em três eixos principais: Comunicação Não Violenta (CNV), técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais e teatro-fórum.
O palestrante e integrante do Núcleo de Comunicação da Fesp, Lucas Justino, destacou a importância da iniciativa. “Essa oficina é essencial para melhorarmos a comunicação com os usuários do SUS, promovendo a comunicação não violenta. Nosso foco é ajustar posturas, reduzir danos, reconhecer situações de violência e desenvolver autoconsciência para que possamos responder de forma mais clara”, afirmou.
A biomédica Ariadine Martins ressaltou os aprendizados obtidos durante a oficina. “Achei a palestra muito boa. Aprendi a me autoavaliar e a lidar melhor com a comunicação. Pretendo aplicar isso a partir de agora”, comentou. Ao todo, participaram das sete etapas da oficina 117 servidores públicos do SUS.