Nos últimos dias, foram concluídos os projetos de modernização da iluminação pública de Miracema do Tocantins e Paranã, que contemplavam a instalação de pontos de luz com tecnologia LED. Os projetos foram executados pela Energisa, por meio da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE). Este mês, a concessionária finalizou a modernização na Iluminação Pública de Guaraí e está com obra em fase final com instalação do sistema solar na Procuradoria Geral do Estado – PGE. Para o início de 2025, está prevista a conclusão da eficientização em Pedro Afonso e Natividade. Ao todo, mais de 2,6 mil luminárias foram destinadas para atender os projetos.
Ao todo, foram investidos, este ano, mais de R$ 2,3 milhões para a execução dos projetos. Com o objetivo de proporcionar mais economia e modernização para organizações públicas e privadas, os projetos de Eficiência Energética são selecionados anualmente por meio de chamada pública e regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “A fim de promover a sustentabilidade e a eficiência energética, essa modernização permitirá uma redução de até 23% no consumo de energia elétrica da iluminação pública. As novas luminárias, com maior potência, garantem uma iluminação mais eficiente e uniforme, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população”, explica o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
No caso da Procuradoria Geral do Estado, além da troca de 851 lâmpadas convencionais por LED, foram instalados 28 aparelhos de ar-condicionado mais eficientes e um sistema de geração de energia fotovoltaica com potência de 34,5 kWp. Um investimento de R$ 350 mil.
O Programa já beneficiou a Universidade Federal do Tocantins, com a modernização da iluminação do Campus Palmas; o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, com iluminação de LED, instalação de aparelhos de ar-condicionado e um sistema de geração fotovoltaico; o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, com instalação de pontos de luz com tecnologia LED e centrais de ar-condicionado, além da iluminação e painéis fotovoltaicos no Hospital do Amor e da eficientização da iluminação pública de Palmas, Guaraí e Colinas.
Projeto de Eficiência Energética
O resultado da seleção da Chamada Pública para projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE) referentes a 2025 será divulgado no dia 31 de janeiro. A iniciativa tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos inovadores para diversos setores da sociedade. A expectativa é que cerca de sete novos projetos tocantinenses, entre Iluminação Pública e prédios públicos, sejam beneficiadas no novo ciclo.