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Home Educação

O que professores e especialistas pensam sobre a educação híbrida?

Falta de infraestrutura e preparo são apontados como entraves; MEC fala em avanços do modelo

CNN por CNN
03/03/2025
em Educação
Tempo de leitura: 5 minutos
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Professores • Unsplash

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O ensino híbrido se consolidou como uma alternativa educacional no Brasil durante a pandemia da Covid-19. À época, segundo pesquisa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), 52,7% das redes de ensino nos primeiros anos do ensino fundamental adotaram o modelo misto de aulas remotas e presenciais. Nos últimos anos do ensino fundamental o índice chegou a 53%.

Com a flexibilização das restrições sanitárias, o modelo continua sendo aplicado em algumas redes de ensino. O MEC (Ministério da Educação) anunciou recentemente um curso de formação para docentes voltado à educação híbrida, além do lançamento do guia “Educação Híbrida: conceito e orientações pedagógicas”.

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O curso, elaborado pela Rieh (Rede de Inovação para a Educação Híbrida), busca capacitar professores para lidar com ferramentas digitais e novos métodos pedagógicos.

“O MEC tem feito uma força-tarefa para que a gente avance com a formação continuada dos docentes. Esse guia é uma forma de trabalhar melhor os conceitos de educação continuada e híbrida”, afirmou Valdirene de Oliveira, coordenadora-geral de ensino médio, durante webinário de lançamento do curso.

Desafios e adaptação dos professores

Para os docentes, a adoção do ensino híbrido trouxe desafios, especialmente na adaptação das metodologias tradicionais para o ambiente virtual. Igor Andrade, professor da rede pública de São Paulo, relatou que precisou modificar a forma como conduzia as aulas para manter os alunos engajados.Play Video

“O principal desafio foi adaptar as metodologias. Tentar trazer uma abordagem mais ativa e aulas dinâmicas para o virtual é difícil sem o contato direto com o aluno”, disse à CNN.

Nesse modelo, na visão do docente, os professores precisam criar novas estratégias para incentivar a participação dos estudantes. Apresentações e questionamentos orais, para ele, ajudam nessa missão.

“Trabalhar com materiais mais atrativos e que permitissem aos alunos expressar suas opiniões também funcionou bem”, analisou o professor. “Para funcionar, o sistema educacional precisa estar bem estruturado para oferecer aulas on-line com qualidade, considerando as especificidades desse contexto.”

Impactos na desigualdade educacional

A adoção do ensino híbrido também levanta questões sobre desigualdade de acesso. No Brasil, hoje, pelo menos 29 milhões de brasileiros não têm acesso a internet, de acordo com pesquisa do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

Para André Aguiar, especialista em educação e fundador da Rede Inspira Educadores, o modelo híbrido tem potencial para reduzir desigualdades se bem implementado.

“As ferramentas digitais, em conjunto com materiais físicos, permitem a personalização do ensino de acordo com as necessidades de cada aluno, evitando a abordagem padronizada do ensino tradicional”, argumentou. Segundo ele, porém, o desafio está na ampliação do acesso à internet e a dispositivos para garantir equidade.

Aguiar ressaltou que, além da infraestrutura, é fundamental a capacitação dos professores para que saibam como integrar o ensino digital ao presencial de forma eficiente. Modelos bem estruturados de ensino híbrido, de acordo com o especialista, podem trazer benefícios a longo prazo, permitindo que os alunos tenham mais autonomia e acesso a conteúdos diversificados.

“Cabe aqui destacar que o ensino de crianças nunca será à distância e que nunca teremos o ensino à distância no ensino básico, justamente pela necessidade de socialização”, explicou. “A palavra-chave aqui é o equilíbrio. É essencial que a criança tenha o momento de socialização respeitado e incentivado.”

No inicio do ano, uma proposta de lei que previa a implementação de um modelo de ensino apenas remoto para comunidades indígenas foi revogada do Pará após protestos. A falta de diretrizes para a construção de um modelo inclusivo, que respeitasse as particularidades da cultura dos povos originários, foi apontada como o ponto central da discordância das lideranças indígenas em relação ao governo do estado.

O que o MEC pensa sobre o modelo híbrido

Diante dos desafios que professores e gestores educacionais enfrentam na implementação do ensino híbrido, o MEC tem buscado soluções por meio de políticas públicas e programas de formação continuada.

Procurada pela CNN, a coordenadora da Rieh, Daniela Lima, reconheceu que a falta de infraestrutura e formação são problemas, mas falou também que a “resistência à mudança por parte de professores e estudantes” do ensino médio é um entrave para consolidar o modelo nas escolas.

“A formação de docentes é uma estratégia essencial para garantir a implementação da educação híbrida com qualidade”, comentou a coordenadora. “O curso que desenvolvemos tem como objetivo capacitar os professores para planejar e aplicar metodologias participativas, garantindo que o ensino digital e presencial se complementem de forma significativa.”

Para Daniela, o ensino híbrido tem como objetivo também enfrentar a evasão escolar, promovendo um ensino mais flexível e conectado à realidade dos estudantes. Ela destaca, ao defender o modelo, que a Política Nacional de Ensino Médio e a Política Nacional de Educação Digital, estabelecidas pela Lei nº 14.945/2024, preveem o uso de tecnologias para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

Na primeira implementação de um modelo híbrido ou remoto no Brasil, durante a pandemia de Covid-19, houve problemas de viabilização do sistema.

Naquele período, o acesso à alimentação foi privado de pelo menos 30% dos alunos da rede pública ao passo em que 25% disseram receber apenas uma cesta básica em um período de 15 meses. Os dados são de pesquisa da Dhesca (Plataforma de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) e divulgados pela Câmara dos Deputados.

Ela explica que, além disso, programas como o Escolas Conectadas, que visa universalizar a conectividade nas escolas públicas, e o Pé-de-Meia, que auxilia financeiramente estudantes de baixa renda, fazem parte da estratégia governamental para reduzir desigualdades no acesso à educação digital.

“O universo de professores é diverso, e muitos ainda não tiveram contato aprofundado com o mundo digital em suas trajetórias profissionais. Nosso desafio é garantir que todos tenham acesso a formações que os preparem para esse novo cenário educacional”, enfatizou Daniela.

Tags: educação
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Comandadas pela delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, as ações investigativas foram deflagradas assim que a PC/TO foi informada sobre o caso, ocorrido na última segunda-feira, dia 10, por volta das 10h, na Quadra 804 Sul, em Palmas. Na ocasião, os dois adolescentes abordaram a vítima, um idoso de 77 anos, e, armados com uma faca, exigiram os pertences do homem.

 

Em dado momento, um dos adolescentes desferiu um golpe de faca na região abdominal do idoso. O homem foi socorrido e encaminhado para receber atendimento médico. Eles conseguiram levar o aparelho celular e fugiram em seguida.

 

De imediato, a delegada e sua equipe iniciaram as diligências, sendo que, no dia 12, a autoridade policial representou pela internação dos adolescentes, pleito que foi deferido pelo juiz da Vara da Infância da Comarca de Palmas.

 

No último dia 13, um dos adolescentes envolvidos no caso se apresentou à DECA, onde foi dado cumprimento ao mandado de internação. O outro adolescente se apresentou espontaneamente à Delegacia nesta sexta-feira. Dessa forma, os dois passarão por audiência de apresentação e, em seguida, serão conduzidos ao Centro de Internação Provisória (CEIP-Palmas), onde aguardarão manifestação do Poder Judiciário.

 

Um dos adolescentes envolvidos no caso já possui passagem pela Polícia por ato infracional análogo a furto.

 

A delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, destacou que a pronta ação da Polícia Civil gerou uma resposta imediata, a qual resultou na apreensão dos adolescentes pelo ato infracional grave, garantindo que as medidas socioeducativas cabíveis sejam aplicadas conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

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