Com as condições climáticas semelhantes àquelas identificadas em janeiro, o mês de fevereiro é ideal para o cultivo de diversas frutas e hortaliças que se desenvolvem bem com temperaturas altas e são resistentes às fortes chuvas, comuns em várias regiões do Brasil nessa época.
Veja uma lista com dez alimentos ideais para serem plantados no segundo mês de 2025, segundo recomendações da Embrapa.
Abóbora
A abóbora é favorecida por temperaturas elevadas, tolera temperaturas amenas (entre 15° e 25°C), mas não resiste a geadas. Por possuir poucas calorias, é recomendada por nutricionistas e ajuda na digestão. Se o plantio for neste mês, a colheita acontece em até 120 dias. Onde plantar: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Abobrinha
As abobrinhas são produzidas de forma semelhante à abóbora, mas são colhidas ainda imaturas (verdes). Podem ser semeadas diretamente no local de plantio ou em bandejas para transplante. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperam depois de danificadas.
A cultura é sensível ao excesso de água no solo. O início da colheita dependerá da cultivar escolhida e do ponto de maturação exigido pelo consumidor. Onde plantar: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Alface
Com poucas calorias e muita crocância, as folhas da alface da variedade de verão podem ser consumidas dois meses depois do plantio. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não vão se recuperar após danificadas, e a cultura é sensível ao excesso de água no solo. Além da cor verde, é encontrada na versão roxa. Onde plantar: todas as regiões.
Berinjela
O plantio da berinjela é realizado via semente, em bandejas com posterior transplantio para o campo. É uma planta de clima quente, sendo favorecida pelo calor, principalmente para a germinação, emergência e formação da muda. Onde plantar: Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Brócolis
A hortaliça é rica em minerais, como magnésio, ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e B3. Mais conhecido nos mercados, o brócolis de cabeça apresenta um cultivo fácil por render apenas uma colheita. Esta, geralmente, é feita após 110 dias. No tipo ramoso, que é colhido diversas vezes, o ponto ideal de consumo é menor: 75 dias. Onde plantar: Nordeste.
Cenoura
O solo para plantio da cenoura deve ser bem fofo, sem qualquer obstáculo ao crescimento das raízes, para não ocorrerem deformações. O amarelecimento e o secamento das folhas mais velhas e o arqueamento das folhas mais novas são indicativos do ponto de colheita. Onde plantar: Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Couve-flor
Deve-se irrigar bem a horta de couve-flor, mas sem excesso, para não favorecer o aparecimento de doenças. Algumas folhas devem ser mantidas para a proteção da cabeça durante o transporte que, preferencialmente, deve ser feito sob refrigeração.
É fundamental a escolha da cultivar correta segundo a época de plantio, pois há cultivares adaptadas às temperaturas mais quentes e a temperaturas mais amenas, entre 15°C e 25 °C. Onde plantar: Sudeste e Norte.
Melancia
As altas temperaturas desta época – 25 °C a 30 °C – auxiliam na germinação da melancia, que é rápida, e ainda possibilita a presença de mais flores.
Entre o plantio e a colheita, o tempo previsto é de 110 dias. Para saber se a melancia está madura, é preciso observar se a parte da fruta que fica em contato com o solo é amarelada. O solo deve ser arenoso, profundo e com matéria orgânica. Onde plantar: Sudeste.
Pepino
É uma cultura de clima quente e se adapta a temperaturas amenas (entre 15° e 25°C). Frio e geada prejudicam e podem até destruir a cultura. No inverno não muito rigoroso pode ser cultivada em casas de vegetação (estufa), podendo se beneficiar dos melhores preços no mercado. Onde plantar: Sul, Sudeste e Nordeste.
Quiabo
Hortaliça da família malvaceae e introduzida na alimentação brasileira pelos africanos, o quiabo tem alto teor de fibras, além de magnésio, manganês, fósforo e zinco. Onde plantar: Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.