Magnésio é um dos minerais mais importantes para a manutenção da saúde. De fato, o magnésio é um dos minerais mais abundantes do corpo humano, sua maior concentração é encontrada nos ossos e dentes e, entre suas muitas funções, ajuda na regulação hormonal e na fase de relaxamento muscular após atividades físicas.
Hoje, devido à má alimentação na população brasileira, muitas pessoas sofrem pela deficiência de magnésio. Sua baixa concentração causa desregulamento hormonal, fadiga, enfraquecimento do sistema imunológico e maior tempo de recuperação muscular.
Felizmente, existem suplementos naturais desenvolvidos especialmente para contribuir no combate a deficiência de magnésio no corpo, o chamado magnésio dimalato é um potente aliado para quem busca um estilo de vida mais saudável e maior qualidade de vida.
O que é o magnésio dimalato?
Magnésio dimalato é um composto que une o mineral magnésio ao ácido málico, esse ácido é produzido naturalmente em nosso corpo e também pode ser encontrado em frutas, especialmente em maçãs, uvas, peras e melancias. Sua função ao ser ingerido é de promover maior geração de ATP (energia) nas células musculares, reduzindo a fadiga, além de executar uma ação de limpeza de cálculos biliares no fígado.
O suplemento pode ser comprado na forma de cápsulas em diversas farmácias e lojas de suplementos pelo Brasil.
Quais são os benefícios de suplementar com magnésio dimalato?
Uma das áreas em que o magnésio dimalato tem sido estudado e bastante comprovado é no combate à fadiga, isso porque a presença do ácido málico na sua composição colabora com a produção de energia celular, o que pode reduzir a sensação de cansaço e fadiga no dia a dia, ajudando a aumentar a disposição.
Outro ponto de melhora que sentimos com a suplementação com magnésio dimalato é que o magnésio é um mineral fundamental para executar a contração e o relaxamento dos músculos, ao ingerir doses de magnésio podemos dar um “empurrão” na recuperação após atividades físicas e na prevenção de cãibras (vale lembrar que o potássio é outro mineral muito importante na prevenção específica para cãibras).
Além disso, o consumo de magnésio dimalato, juntamente com cálcio e vitamina D, contribui para a manutenção da densidade óssea e prevenção da osteoporose, evitando a perda de massa óssea com o avançar da idade.
Assim como outros suplementos, o magnésio dimalato também atua na regulação de diversos neurotransmissores, quando ingerido em doses regulares pode auxiliar no equilíbrio emocional, na manutenção da qualidade do sono e na redução do estresse.
Deve sempre ser ressaltado que o consumo de qualquer tipo de suplementação deve ser feito com supervisão médica para que as dosagens sejam feitas de forma adequada, eficiente.