No ar há mais de 15 anos, o reality “A Fazenda” inclui diversos desafios e provas que geram consequências aos peões ao longo de suas trajetórias. Além de prêmios, alguns resultados beneficiam os ganhadores no próprio jogo como é o caso, por exemplo, da Prova de Fogo.
Além desta, a Atividade de Apontamento e a Puxada da Baia são algumas das atividades que integram o cronograma semanal da atração com direção de Rodrigo Carelli.
O que é a Prova de Fogo?
O vencedor da tarefa ganha poderes estratégicos importantes e que podem interferir pontualmente no andamento do jogo. Na prova, o ganhador recebe um lampião com duas chamas, intitulado de Poder do Lampião – sendo uma branca e outra laranja.
O poder da chama laranja é decidido com votação do público, enquanto o da chama branca é divulgado ao vivo durante a formação da roça. Aliás, esses benefícios podem influenciar na dinâmica, a partir de vantagens ou até alterando a configuração da votação.
A Prova de Fogo é realizada entre os participantes que não estão na condição de Fazendeiro ou na baia, sendo que a escolha de quem participa da prova geralmente ocorre por sorteio ou por dinâmicas internas definidas no programa.
Os perdedores do desafio recebem uma punição coletiva como falta de água quente, limitação de alimentos, ida para a baia ou outras dificuldades que podem gerar consequências na convivência dentro do reality.