Um dos maiores desafios de quem tem diabetes é manter os níveis de glicose estáveis no sangue. Para além do uso de medicamentos, o que vai no prato também é essencial para esse controle. Vegetais ricos em fibras e pobres em carboidratos, por exemplo, são boas opções para quem tem a doença ou quer evitá-la.
“Espinafre, brócolis, alface, couve e repolho são alimentos que contribuem para evitar picos de glicose justamente por terem menos açúcares e mais fibras”, afirma a nutricionista Ingrid Ulhoa.
Outras opções interessantes são o agrião (conhecido pela presença de vitamina K e flavonoides que favorecem o controle da diabetes), alface e rúcula.
As fibras ajudam a retardar a digestão, dando tempo para o organismo organizar o processo e diminuindo os picos de glicose, garantindo uma liberação mais gradual dos açúcares.
Os vegetais verde-escuros e crucíferos também têm minerais e antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e facilitam a ação da insulina, que controla os níveis de açúcar.
Benefícios vão além da glicose
“O benefício vai além do controle imediato da glicose. O consumo diário dessas folhas e vegetais melhora a saúde intestinal e isso impacta diretamente no equilíbrio metabólico como um todo”, explica a nutricionista Inarí Ciccone.
Para não enjoar, a dica dos nutricionistas é variar os preparos, usando vegetais crus ou cozidos no vapor, e colocá-los em várias refeições. Quando combinados com proteínas magras e carboidratos complexos, o prato fica ainda mais completo e eficiente no controle da glicose.







