Os novos analistas da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), que atuarão na Vigilância em Saúde, começaram na manhã desta quinta-feira, 12, um curso introdutório sobre a área. A capacitação é presencial e está sendo realizada na Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) até o próximo dia 17. O cronograma completo pode ser acompanhado no final do texto.
A formação completa é de 16 horas e contam com conteúdos que envolvem metodologias ativas que são desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as temáticas estão territorialização em saúde, vigilância de doenças crônicas não transmissíveis, vigilância de causas externas e Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav).
Também serão realizadas oficinas de trabalho, quiz, plenária e simulação da prática coletiva em saúde pública. “O foco é capacitar estes profissionais, atuantes na vigilância em saúde, a fim de desenvolver habilidades específicas no enfrentamento a diversas frentes de atuação, entendendo todo contexto epidemiológico na prevenção, promoção, monitoramento, investigação e controle de doenças e agravos à saúde”, pontuou a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Meire Pereira.
Cronograma
Quinta-feira (12/12)
8h – Abertura
8h15 – Territorialização em saúde – Facilitadora: Benta Figueiredo
9h45 – Reconhecendo a vigilância em saúde – Facilitadora: Socorro Sarmento
11h30 – Especialista em vigilância em saúde – Facilitadora: Marta Malheiros
Sexta-feira (13/12)
8h – Sistema de mortalidade – Facilitadora: Ruth Bernardes
10h – Fundamentos dos sistemas de informações de Palmas – Facilitador: Edimar Viana
14h – Quiz
15h – Oficina de Trabalho de vigilância de doenças crônicas não transmissíveis, vigilância de causas externas e Nupav – Facilitadores: Silvely Tiemi Kojo, Murilo Alves e Ilton Batista
16h30 – Plenária
Terça-feira (17/12)
14h – A gestão do SUS e a vigilância em saúde – Facilitadora: Socorro Sarmento
16h – Simulação da prática: coletiva em saúde pública
Texto: Semus Palmas